Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCOLAS RURAIS DO MUNICÍPIO DE BOM JESUS/RN SÃO DESTAQUES NO IDEB 2023 NA 4ª DIREC DO RN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um importante indicador que mede o aprendizado e transição (aprovação) dos alunos no Ensino Básico. Diversos fatores podem estar associados ao IDEB, incluindo, disponibilidade de infraestrutura e recursos pedagógicos apropriados para o adequado trabalho da equipe pedagógica. No Brasil, escolas localizadas na zona rural, muitas vezes, apresentam limitações em suas estruturas e recursos pedagógicos, que podem comprometer a qualidade do trabalho, e, dessa forma, resultar em menor IDEB. Neste sentido, o objetivo deste estudo de caso é analisar os fatores relacionados ao desempenho de duas escolas municipais de Bom Jesus/RN no IDEB de 2023. O Município de Bom Jesus/RN apresenta aproximadamente 1.800 alunos vinculados a sete escolas municipais, das quais, três estão localizadas na zona rural. A Escola Municipal Demétrio Soares e a Escola Municipal Mãe Santa apresentaram pontuação no IDEB 2023 de 5,5 e 5,6, respectivamente. Estas pontuações levaram a estas duas escolas a apresentarem os dois melhores IDEB dentre todas as escolas municipais e estaduais dos 13 municípios que compoem a 4ª Diretoria Regional de Ensino e Cultura (DIREC) do Rio Grande do Norte. Apresentar um elevado IDEB representa esforço conjunto de diferentes atores, incluindo gestão educacional de um município, direção escolar, coordenação pedaógica, professores, pais de alunos, e, dos alunos. No caso das escolas Demétrio Soares e Mãe Santa, destaca-se o desenvolvimento de atividades vinculadas ao Projeto Gestão de Políticas de Alfabetização, resultado da Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Ayrton Senna e o Instituo FEFIG, por meio do qual se teve a vinculação de estratégias pedagógicas que potencializam o aprendizado dos alunos. O incentivo a leitura, a adoção de metodologias ativas de aprendizagem e a realização contínua de avaliações formativas são fatores que podem ajudar a explicar o resultado obtido pelas duas escolas no IDEB.

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