Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESVENDANDO A SEMÂNTICA: FRASES E JOGOS NO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo tem o objetivo de explorar métodos de aplicação de aula interativa para o ensino da semântica em sala de aula, utilizando frases e jogos como uma possibilidade de ferramenta pedagógica. Para base de estudos foi utilizado os autores: Ribeiro (2016), Henrique (2011) e Cançado (2008) que apresentam a semântica e os conceitos de antonímia, sinonímia e homonímia como práticas de estudo nas aulas de língua portuguesa. O projeto discute como esses jogos podem facilitar a compreensão dos conceitos semânticos tornando o aprendizado mais divertido e fértil, incentivando os alunos a participarem de forma ativa das aulas por meio de criação de frases acerca de palavras homônimas e jogando jogos como o “quebra cabeça semântico” que apresenta peças de palavras antônimas a serem encontradas. Conclui-se que a proposta de ensino é uma estratégia eficaz para ensinar a semântica de forma mais dinâmica. Nesse sentido, o devido trabalho propõe a utilização de jogos pedagógicos como a utilização de caça-palavras ou quebra-cabeça semânticos que auxiliem e estimulem os alunos em atividades em grupo sobre a significação das palavras e frases. Essas atividades tem o objetivo de não só consolidar o conhecimento teórico embasado em pesquisas já realizadas, mas também desenvolver habilidades criativas que trabalhem o raciocínio lógico e o trabalho em grupo dentro da sala de aula.

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