HISTÓRIA EM QUADRINHO E SUA POTENCIALIDADE NA POPULARIZAÇÃO DA PALEONTOLOGIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131428 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3301 "inscrito_id" => 5749 "titulo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHO E SUA POTENCIALIDADE NA POPULARIZAÇÃO DA PALEONTOLOGIA" "resumo" => "O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) como ferramenta pedagógica para a popularização da paleontologia. A Paleontologia é uma, disciplina científica que estuda os fósseis, processos de fossilização e a história da vida na Terra, e muitas vezes é considerada como uma área complexa e de difícil acesso para o público em geral. Entretanto, o uso de alguns recursos didáticos que apresentam linguagem imagética, possibilita que o conhecimento paleontológico seja transmitido de forma acessível, envolvente e didática, promovendo a curiosidade e o interesse pelo tema da paleontologia, aspectos fundamentais para sua popularização. O estudo se baseia em uma análise qualitativa de como e por que as HQs contribuem para uma maior aprendizagem em Paleontologia. O desenho metodológico inclui o desenvolvimento de quatro aulas sobre os principais conceitos paleontológicos, com vinte e oito estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, no município de Jaguaquara-Bahia, e posteriormente, a utilização da HQ que tinha como título: "Dinossauros: Fósseis e Vida Pré-Histórica”, que abordava os mesmos conceitos paleontológicos trabalhados nas quatro aulas. A análise dos dados revela uma reflexão importante sobre o ensino e aprendizagem em Paleontologia e destaca o potencial da HQ como uma ferramenta inovadora para o ensino de Ciências, propondo estratégias que podem ser aplicadas tanto em salas de aula quanto em ações de divulgação científica, ampliando o acesso e a compreensão da paleontologia, a o observar que 53,57% dos estudantes reconheceram a capacidade das HQs em tornar o conteúdo mais acessível e que, por ter uma linguagem simplificada, auxiliaram no aprendizado, outro aspecto observado quanto ao uso das HQs, que comprova sua importância na popularização da Paleontologia, foi a capacidade de estimular a criatividade e a imaginação, onde 65% dos estudantes afirmaram que as histórias em quadrinhos tornam o aprendizado mais envolvente e facilitam a interpretação dos conceitos científicos. Esses dados reforçam o potencial das HQs como uma ferramenta didática inovadora, contribuindo tanto para a compreensão dos conteúdos científicos quanto para o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem.Conclui-se que o uso da HQ como recurso didático apresentou resultados positivos, destacando a importância deste material na aprendizagem dos alunos. Ademais, ainda evidenciou-se que a linguagem híbrida, apresentada pela HQ, combinando imagens e textos de forma sequencial para contar uma história e construir significados e contextos, contribuiu positivamente no engajamento e na compreensão dos conceitos paleontológicos. Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos, Popularização da Paleontologia , Conceitos Paleontológicos, Aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID5749_TB3301_13032025152852.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA ANJOS BITTENCOURT BARRETO" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "rita.anjos@uesb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131428 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3301 "inscrito_id" => 5749 "titulo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHO E SUA POTENCIALIDADE NA POPULARIZAÇÃO DA PALEONTOLOGIA" "resumo" => "O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) como ferramenta pedagógica para a popularização da paleontologia. A Paleontologia é uma, disciplina científica que estuda os fósseis, processos de fossilização e a história da vida na Terra, e muitas vezes é considerada como uma área complexa e de difícil acesso para o público em geral. Entretanto, o uso de alguns recursos didáticos que apresentam linguagem imagética, possibilita que o conhecimento paleontológico seja transmitido de forma acessível, envolvente e didática, promovendo a curiosidade e o interesse pelo tema da paleontologia, aspectos fundamentais para sua popularização. O estudo se baseia em uma análise qualitativa de como e por que as HQs contribuem para uma maior aprendizagem em Paleontologia. O desenho metodológico inclui o desenvolvimento de quatro aulas sobre os principais conceitos paleontológicos, com vinte e oito estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, no município de Jaguaquara-Bahia, e posteriormente, a utilização da HQ que tinha como título: "Dinossauros: Fósseis e Vida Pré-Histórica”, que abordava os mesmos conceitos paleontológicos trabalhados nas quatro aulas. A análise dos dados revela uma reflexão importante sobre o ensino e aprendizagem em Paleontologia e destaca o potencial da HQ como uma ferramenta inovadora para o ensino de Ciências, propondo estratégias que podem ser aplicadas tanto em salas de aula quanto em ações de divulgação científica, ampliando o acesso e a compreensão da paleontologia, a o observar que 53,57% dos estudantes reconheceram a capacidade das HQs em tornar o conteúdo mais acessível e que, por ter uma linguagem simplificada, auxiliaram no aprendizado, outro aspecto observado quanto ao uso das HQs, que comprova sua importância na popularização da Paleontologia, foi a capacidade de estimular a criatividade e a imaginação, onde 65% dos estudantes afirmaram que as histórias em quadrinhos tornam o aprendizado mais envolvente e facilitam a interpretação dos conceitos científicos. Esses dados reforçam o potencial das HQs como uma ferramenta didática inovadora, contribuindo tanto para a compreensão dos conteúdos científicos quanto para o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem.Conclui-se que o uso da HQ como recurso didático apresentou resultados positivos, destacando a importância deste material na aprendizagem dos alunos. Ademais, ainda evidenciou-se que a linguagem híbrida, apresentada pela HQ, combinando imagens e textos de forma sequencial para contar uma história e construir significados e contextos, contribuiu positivamente no engajamento e na compreensão dos conceitos paleontológicos. Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos, Popularização da Paleontologia , Conceitos Paleontológicos, Aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID5749_TB3301_13032025152852.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA ANJOS BITTENCOURT BARRETO" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "rita.anjos@uesb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }