Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIA EM QUADRINHO E SUA POTENCIALIDADE NA POPULARIZAÇÃO DA PALEONTOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131428
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3301
    "inscrito_id" => 5749
    "titulo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHO E SUA POTENCIALIDADE NA POPULARIZAÇÃO DA PALEONTOLOGIA"
    "resumo" => "O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) como ferramenta pedagógica para a popularização da paleontologia. A Paleontologia é uma, disciplina científica que estuda os fósseis, processos de fossilização e a história da vida na Terra, e muitas vezes é considerada como uma área complexa e de difícil acesso para o público em geral. Entretanto, o uso de alguns recursos didáticos que apresentam linguagem imagética, possibilita que o conhecimento paleontológico seja transmitido de forma acessível, envolvente e didática, promovendo a curiosidade e o interesse pelo tema da paleontologia, aspectos fundamentais para sua popularização. O estudo se baseia em uma análise qualitativa de como e por que as HQs contribuem para uma maior aprendizagem em Paleontologia. O desenho metodológico inclui o desenvolvimento de quatro aulas sobre os principais conceitos paleontológicos, com vinte e oito estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, no município de Jaguaquara-Bahia, e posteriormente, a utilização da HQ que tinha como título: "Dinossauros: Fósseis e Vida Pré-Histórica”, que abordava os mesmos conceitos paleontológicos trabalhados nas quatro aulas. A análise dos dados revela uma reflexão importante sobre o ensino e aprendizagem em Paleontologia e destaca o potencial da HQ como uma ferramenta inovadora para o ensino de Ciências, propondo estratégias que podem ser aplicadas tanto em salas de aula quanto em ações de divulgação científica, ampliando o acesso e a compreensão da paleontologia, a o observar que 53,57% dos estudantes reconheceram a capacidade das HQs em tornar o conteúdo mais acessível e que, por ter uma linguagem simplificada, auxiliaram no aprendizado, outro aspecto observado quanto ao uso das HQs, que comprova sua importância na popularização da Paleontologia, foi a capacidade de estimular a criatividade e a imaginação, onde 65% dos estudantes afirmaram que as histórias em quadrinhos tornam o aprendizado mais envolvente e facilitam a interpretação dos conceitos científicos. Esses dados reforçam o potencial das HQs como uma ferramenta didática inovadora, contribuindo tanto para a compreensão dos conteúdos científicos quanto para o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem.Conclui-se que o uso da HQ como recurso didático apresentou resultados positivos, destacando a importância deste material na aprendizagem dos alunos. Ademais, ainda evidenciou-se que a linguagem híbrida, apresentada pela HQ, combinando imagens e textos de forma sequencial para contar uma história e construir significados e contextos, contribuiu positivamente no engajamento e na compreensão dos conceitos paleontológicos. Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos, Popularização da Paleontologia , Conceitos Paleontológicos, Aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID5749_TB3301_13032025152852.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA ANJOS BITTENCOURT BARRETO"
    "autor_nome_curto" => "RITA"
    "autor_email" => "rita.anjos@uesb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131428
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3301
    "inscrito_id" => 5749
    "titulo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHO E SUA POTENCIALIDADE NA POPULARIZAÇÃO DA PALEONTOLOGIA"
    "resumo" => "O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) como ferramenta pedagógica para a popularização da paleontologia. A Paleontologia é uma, disciplina científica que estuda os fósseis, processos de fossilização e a história da vida na Terra, e muitas vezes é considerada como uma área complexa e de difícil acesso para o público em geral. Entretanto, o uso de alguns recursos didáticos que apresentam linguagem imagética, possibilita que o conhecimento paleontológico seja transmitido de forma acessível, envolvente e didática, promovendo a curiosidade e o interesse pelo tema da paleontologia, aspectos fundamentais para sua popularização. O estudo se baseia em uma análise qualitativa de como e por que as HQs contribuem para uma maior aprendizagem em Paleontologia. O desenho metodológico inclui o desenvolvimento de quatro aulas sobre os principais conceitos paleontológicos, com vinte e oito estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, no município de Jaguaquara-Bahia, e posteriormente, a utilização da HQ que tinha como título: "Dinossauros: Fósseis e Vida Pré-Histórica”, que abordava os mesmos conceitos paleontológicos trabalhados nas quatro aulas. A análise dos dados revela uma reflexão importante sobre o ensino e aprendizagem em Paleontologia e destaca o potencial da HQ como uma ferramenta inovadora para o ensino de Ciências, propondo estratégias que podem ser aplicadas tanto em salas de aula quanto em ações de divulgação científica, ampliando o acesso e a compreensão da paleontologia, a o observar que 53,57% dos estudantes reconheceram a capacidade das HQs em tornar o conteúdo mais acessível e que, por ter uma linguagem simplificada, auxiliaram no aprendizado, outro aspecto observado quanto ao uso das HQs, que comprova sua importância na popularização da Paleontologia, foi a capacidade de estimular a criatividade e a imaginação, onde 65% dos estudantes afirmaram que as histórias em quadrinhos tornam o aprendizado mais envolvente e facilitam a interpretação dos conceitos científicos. Esses dados reforçam o potencial das HQs como uma ferramenta didática inovadora, contribuindo tanto para a compreensão dos conteúdos científicos quanto para o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem.Conclui-se que o uso da HQ como recurso didático apresentou resultados positivos, destacando a importância deste material na aprendizagem dos alunos. Ademais, ainda evidenciou-se que a linguagem híbrida, apresentada pela HQ, combinando imagens e textos de forma sequencial para contar uma história e construir significados e contextos, contribuiu positivamente no engajamento e na compreensão dos conceitos paleontológicos. Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos, Popularização da Paleontologia , Conceitos Paleontológicos, Aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID5749_TB3301_13032025152852.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA ANJOS BITTENCOURT BARRETO"
    "autor_nome_curto" => "RITA"
    "autor_email" => "rita.anjos@uesb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) como ferramenta pedagógica para a popularização da paleontologia. A Paleontologia é uma, disciplina científica que estuda os fósseis, processos de fossilização e a história da vida na Terra, e muitas vezes é considerada como uma área complexa e de difícil acesso para o público em geral. Entretanto, o uso de alguns recursos didáticos que apresentam linguagem imagética, possibilita que o conhecimento paleontológico seja transmitido de forma acessível, envolvente e didática, promovendo a curiosidade e o interesse pelo tema da paleontologia, aspectos fundamentais para sua popularização. O estudo se baseia em uma análise qualitativa de como e por que as HQs contribuem para uma maior aprendizagem em Paleontologia. O desenho metodológico inclui o desenvolvimento de quatro aulas sobre os principais conceitos paleontológicos, com vinte e oito estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, no município de Jaguaquara-Bahia, e posteriormente, a utilização da HQ que tinha como título: "Dinossauros: Fósseis e Vida Pré-Histórica”, que abordava os mesmos conceitos paleontológicos trabalhados nas quatro aulas. A análise dos dados revela uma reflexão importante sobre o ensino e aprendizagem em Paleontologia e destaca o potencial da HQ como uma ferramenta inovadora para o ensino de Ciências, propondo estratégias que podem ser aplicadas tanto em salas de aula quanto em ações de divulgação científica, ampliando o acesso e a compreensão da paleontologia, a o observar que 53,57% dos estudantes reconheceram a capacidade das HQs em tornar o conteúdo mais acessível e que, por ter uma linguagem simplificada, auxiliaram no aprendizado, outro aspecto observado quanto ao uso das HQs, que comprova sua importância na popularização da Paleontologia, foi a capacidade de estimular a criatividade e a imaginação, onde 65% dos estudantes afirmaram que as histórias em quadrinhos tornam o aprendizado mais envolvente e facilitam a interpretação dos conceitos científicos. Esses dados reforçam o potencial das HQs como uma ferramenta didática inovadora, contribuindo tanto para a compreensão dos conteúdos científicos quanto para o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem.Conclui-se que o uso da HQ como recurso didático apresentou resultados positivos, destacando a importância deste material na aprendizagem dos alunos. Ademais, ainda evidenciou-se que a linguagem híbrida, apresentada pela HQ, combinando imagens e textos de forma sequencial para contar uma história e construir significados e contextos, contribuiu positivamente no engajamento e na compreensão dos conceitos paleontológicos. Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos, Popularização da Paleontologia , Conceitos Paleontológicos, Aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.