ESTUDO CIENCIOMÉTRICO EM DISSERTAÇÕES SOBRE JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131329 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3165 "inscrito_id" => 10470 "titulo" => "ESTUDO CIENCIOMÉTRICO EM DISSERTAÇÕES SOBRE JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA." "resumo" => "Este estudo teve como objetivo analisar dissertações acadêmicas que abordam o uso de jogos no ensino de Química, buscando compreender tendências, abordagens metodológicas e impactos educacionais dessa ferramenta didática. Para isso, foi utilizada a metodologia da cienciometria, que permite mapear e quantificar a produção científica sobre determinado tema, identificando padrões e relações na literatura acadêmica. A pesquisa baseou-se na coleta e análise de dissertações publicadas entre os anos de 2006 e 2023, extraídas de diversas instituições de ensino superior brasileiras. Os dados foram organizados de acordo com critérios como ano de publicação, instituição de origem, autor, abordagem metodológica, temática dos jogos utilizados e impactos reportados na aprendizagem dos alunos. Além disso, foi realizada uma classificação dos diferentes tipos de jogos utilizados (digitais, analógicos, experimentais, entre outros) e suas respectivas influências no ensino de conceitos químicos. Os resultados esperados incluem a identificação de padrões na produção acadêmica, a evolução do uso de jogos didáticos ao longo do tempo, as principais lacunas na literatura e a distribuição geográfica da produção acadêmica sobre o tema no Brasil. Com base nessa análise, espera-se contribuir para a compreensão do papel dos jogos na educação química, fornecendo subsídios para futuras pesquisas e aprimoramento de práticas pedagógicas. Além disso, espera-se que este estudo auxilie educadores e pesquisadores na elaboração de novas estratégias de ensino que integrem elementos lúdicos de forma eficaz e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID10470_TB3165_17032025150138.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIO HENRICH SALES DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "FLÁVIO" "autor_email" => "flavio.henrich2019@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131329 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3165 "inscrito_id" => 10470 "titulo" => "ESTUDO CIENCIOMÉTRICO EM DISSERTAÇÕES SOBRE JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA." "resumo" => "Este estudo teve como objetivo analisar dissertações acadêmicas que abordam o uso de jogos no ensino de Química, buscando compreender tendências, abordagens metodológicas e impactos educacionais dessa ferramenta didática. Para isso, foi utilizada a metodologia da cienciometria, que permite mapear e quantificar a produção científica sobre determinado tema, identificando padrões e relações na literatura acadêmica. A pesquisa baseou-se na coleta e análise de dissertações publicadas entre os anos de 2006 e 2023, extraídas de diversas instituições de ensino superior brasileiras. Os dados foram organizados de acordo com critérios como ano de publicação, instituição de origem, autor, abordagem metodológica, temática dos jogos utilizados e impactos reportados na aprendizagem dos alunos. Além disso, foi realizada uma classificação dos diferentes tipos de jogos utilizados (digitais, analógicos, experimentais, entre outros) e suas respectivas influências no ensino de conceitos químicos. Os resultados esperados incluem a identificação de padrões na produção acadêmica, a evolução do uso de jogos didáticos ao longo do tempo, as principais lacunas na literatura e a distribuição geográfica da produção acadêmica sobre o tema no Brasil. Com base nessa análise, espera-se contribuir para a compreensão do papel dos jogos na educação química, fornecendo subsídios para futuras pesquisas e aprimoramento de práticas pedagógicas. Além disso, espera-se que este estudo auxilie educadores e pesquisadores na elaboração de novas estratégias de ensino que integrem elementos lúdicos de forma eficaz e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID10470_TB3165_17032025150138.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIO HENRICH SALES DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "FLÁVIO" "autor_email" => "flavio.henrich2019@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }