Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO-LITERÁRIO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PERSPECTIVAS SOBRE O ENSINO INTERDISCIPLINAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As narrativas gráficas sequenciais, conhecidas como histórias em quadrinhos (HQs), apresentam-se como instrumento pedagógico de significativa relevância para a integração metodológica entre os campos disciplinares da História e Literatura. O presente estudo investiga, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, a aplicabilidade desta prática no contexto educacional contemporâneo. O referencial teórico desta investigação fundamenta-se nas proposições de Barbosa (2009), que analisa as potencialidades intrínsecas das narrativas gráficas enquanto dispositivo didático, evidenciando como sua estrutura multimodal propicia a apreensão de constructos complexos. Obras referenciais como "Maus" de Art Spiegelman, que aborda a complexidade do Holocausto, "Angola Janga" de Marcelo D'Salete, que reconstitui a historiografia do Quilombo dos Palmares, e "Revolta da Vacina" de André Diniz demonstram a capacidade das narrativas gráficas em ressignificar eventos históricos estruturantes. A investigação de Paiva, Szlachta e Chiarelli Júnior (2023) corrobora esta perspectiva ao elucidar a eficácia das narrativas gráficas na mediação do conhecimento patrimonial histórico, fomentando a construção identitária dos educandos. Bicudo (2008) evidencia a centralidade da integração disciplinar neste processo, demonstrando como a confluência entre diferentes disciplinas possibilita interseções significativas. O procedimento metodológico fundamenta-se na análise bibliográfica sistemática e no exame da instrumentalização das narrativas gráficas como dispositivo mediador na contextualização historiográfica e literária. Os resultados obtidos indicam que a implementação das narrativas gráficas potencializa o desenvolvimento do pensamento analítico-crítico, aprimora competências interpretativas multimodais e otimiza os processos de aprendizagem através da integração semiótica. Conclui-se que as narrativas gráficas constituem um instrumento pedagógico efetivo na materialização de uma práxis educacional interdisciplinar.

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