EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO EM GRAMSCI: CADERNO 11
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131250 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3054 "inscrito_id" => 9251 "titulo" => "EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO EM GRAMSCI: CADERNO 11" "resumo" => "Este trabalho apresenta resultados de um estudo sobre a relação entre educação e emancipação nos Cadernos do Cárcere de Antonio Gramsci (1891-1937). Centrado no estudo do Caderno 11, é parte de uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória com abordagem qualitativa desenvolvida no Programa Institucional de Iniciação Científica do Instituto Federal de Alagoas. O Caderno 11, escrito entre os anos de 1932 e 1933, possui 70 parágrafos totalizando 146 páginas com o tema central da “Introdução ao estudo da Filosofia”. Dividido em duas partes, “Anotações e referências de caráter histórico” e “Anotações para uma introdução e um encaminhamento ao estudo da filosofia e da história da cultura”, o Caderno é uma análise dos fundamentos da filosofia materialista histórica e uma defesa de que a emancipação humana tem suas origens na crítica às concepções de mundo hegemônicas, por meio da elaboração da Filosofia da práxis. Partindo do pressuposto de que o homem ativo de massa opera no campo da prática sem ter consciência teórica de suas ações, Gramsci defendeu que a classe trabalhadora deve realizar a crítica sobre a sua concepção de mundo, identificando os elementos que a compõem e as relações que ela guarda com os grupos hegemônicos. As notas do Caderno 11 são orientações teóricas e metodológicas sobre como realizar essa crítica e elaborar, como consequência, uma conceção de mundo genuína e que represente os interesses e necessidades da classe trabalhadora. Para isso, os trabalhadores precisam ter acesso à uma educação que, voltada ao desenvolvimento de habilidades intelectuais historicamente reservadas aos grupos hegemônicos, crie as condições para a emancipação intelectual dos trabalhadores, seja por meio dos processos formais da educação escolar, seja no trabalho de luta e formação política realizados no interior dos Partidos políticos e das associações de cultura geridas pela classe trabalhadora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID9251_TB3054_11032025213356.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETHICIA GABRIELLY FIALHO LEMOS FEITOSA" "autor_nome_curto" => "L. Fialho" "autor_email" => "lgflf1@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131250 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3054 "inscrito_id" => 9251 "titulo" => "EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO EM GRAMSCI: CADERNO 11" "resumo" => "Este trabalho apresenta resultados de um estudo sobre a relação entre educação e emancipação nos Cadernos do Cárcere de Antonio Gramsci (1891-1937). Centrado no estudo do Caderno 11, é parte de uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória com abordagem qualitativa desenvolvida no Programa Institucional de Iniciação Científica do Instituto Federal de Alagoas. O Caderno 11, escrito entre os anos de 1932 e 1933, possui 70 parágrafos totalizando 146 páginas com o tema central da “Introdução ao estudo da Filosofia”. Dividido em duas partes, “Anotações e referências de caráter histórico” e “Anotações para uma introdução e um encaminhamento ao estudo da filosofia e da história da cultura”, o Caderno é uma análise dos fundamentos da filosofia materialista histórica e uma defesa de que a emancipação humana tem suas origens na crítica às concepções de mundo hegemônicas, por meio da elaboração da Filosofia da práxis. Partindo do pressuposto de que o homem ativo de massa opera no campo da prática sem ter consciência teórica de suas ações, Gramsci defendeu que a classe trabalhadora deve realizar a crítica sobre a sua concepção de mundo, identificando os elementos que a compõem e as relações que ela guarda com os grupos hegemônicos. As notas do Caderno 11 são orientações teóricas e metodológicas sobre como realizar essa crítica e elaborar, como consequência, uma conceção de mundo genuína e que represente os interesses e necessidades da classe trabalhadora. Para isso, os trabalhadores precisam ter acesso à uma educação que, voltada ao desenvolvimento de habilidades intelectuais historicamente reservadas aos grupos hegemônicos, crie as condições para a emancipação intelectual dos trabalhadores, seja por meio dos processos formais da educação escolar, seja no trabalho de luta e formação política realizados no interior dos Partidos políticos e das associações de cultura geridas pela classe trabalhadora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID9251_TB3054_11032025213356.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETHICIA GABRIELLY FIALHO LEMOS FEITOSA" "autor_nome_curto" => "L. Fialho" "autor_email" => "lgflf1@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }