Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA PREPARAÇÃO À FORMAÇÃO? A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DO PROFESSOR LEIGO NO MOBRAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo tem como finalidade analisar o processo de formação de professores que atuaram em turmas no Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL no período de 1970, de uma região no interior do estado do Ceará. A hipótese levantada é a de que esses professores foram “preparados” para uma atuação tecnicamente formatada numa perspectiva tradicional, de base reprodutora dos moldes da soletração, decoreba e repetição, sobretudo, numa proposta aligeira de ensinar “como fazer”. A base teórica procede de Jane Paiva (1982), Osmar Favero (2001), Paulo Freire (1996) e de Bernard Charlot (2016) cujos conceitos nos permitiram entender a configuração do percurso histórico do MOBRAL, assim como também, discutir a dicotomia “preparação” versus “formação” e como as metodologias de ensino foram influenciadas, a partir do conceito de saber ensinar. A pesquisa qualitativa do tipo exploratória conta com a produção dos dados por meio da aplicação de entrevistas com as professoras que atuaram com turmas no MOBRAL. A análise interpretativa e categorizada das falas dessas professores, nos permitirão refletir sobre o programa e seus desdobramentos no contexto da atuação pedagógica em sala de aula. Os achados da pesquisa apontam para uma ampla discussão sobre as práticas didáticas, metodológicas e pedagógicas, fundamentais à formação de professores em contraste com a preparação aligeirada e esvaziada dos instrutores dos programas de educação e ensino para a Educação de Jovens e Adultos. Espera-se que a discussão promova a formação crítica e reflexiva de práticas comprometidas com a educação, emancipação das “gentes da EJA” (Ferreira, 2024) e, principalmente, com a formação humana.

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