CEARÁ CIENTÍFICO: MAIS SOLIDÁRIO, MAIS PARTICIPATIVO – IMPACTOS E DESAFIOS DA CULTURA CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131156 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2925 "inscrito_id" => 2421 "titulo" => "CEARÁ CIENTÍFICO: MAIS SOLIDÁRIO, MAIS PARTICIPATIVO – IMPACTOS E DESAFIOS DA CULTURA CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar o “Ceará Científico: mais solidário, mais participativo”, ação desenvolvida pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc-CE), por meio da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil e Educação Complementar (Copes). A pesquisa investiga os objetivos, a metodologia e os impactos do evento na formação dos estudantes e seu papel na promoção da cultura científica e na democratização do acesso à pesquisa escolar no estado. A análise destaca a historicidade do evento, iniciado em 2007, e sua evolução ao longo dos anos, com ênfase no último triênio. O estudo se caracteriza como quali-quantitativo, sendo qualitativo ao explorar e interpretar as realidades que envolvem as etapas escolares, regionais e estadual, assim como as produções científicas associadas (Anais, Revistas e outras publicações). A vertente quantitativa se evidencia na análise dos números e estatísticas do evento, permitindo uma visão global do impacto da iniciativa. O referencial teórico fundamenta-se em autores que discutem a importância da pesquisa na educação básica, como Freire (2005 e 2011), que defende a indissociabilidade dos contextos e das histórias de vida na formação de sujeitos, e Carvalho (2012), que defende a importância da experimentação e da investigação na educação científica. Além disso, considera-se a contribuição de Morin (2002), que destaca a complexidade do conhecimento e sua necessidade de articulação interdisciplinar, bem como Demo (2000 e 2011), que ressalta a pesquisa como princípio educativo. Os resultados indicam que o Ceará Científico se consolidou como uma ação exitosa, atingindo sua maioridade em 2025 e promovendo a iniciação científica dos estudantes da rede pública. Permanecem os desafios de ampliação do acesso ao programa para minorias sociais, incluindo estudantes indígenas, quilombolas, do campo e pessoas com deficiência. Conclui-se que o fortalecimento de políticas públicas para garantir a equidade na participação do evento é essencial para a continuidade e aprimoramento da iniciativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID2421_TB2925_11032025210526.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA HELENA SILVA DE ALMEIDA FREITAS PASCOAL" "autor_nome_curto" => "Sandra Almeida" "autor_email" => "sandra.helenalmeida@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131156 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2925 "inscrito_id" => 2421 "titulo" => "CEARÁ CIENTÍFICO: MAIS SOLIDÁRIO, MAIS PARTICIPATIVO – IMPACTOS E DESAFIOS DA CULTURA CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar o “Ceará Científico: mais solidário, mais participativo”, ação desenvolvida pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc-CE), por meio da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil e Educação Complementar (Copes). A pesquisa investiga os objetivos, a metodologia e os impactos do evento na formação dos estudantes e seu papel na promoção da cultura científica e na democratização do acesso à pesquisa escolar no estado. A análise destaca a historicidade do evento, iniciado em 2007, e sua evolução ao longo dos anos, com ênfase no último triênio. O estudo se caracteriza como quali-quantitativo, sendo qualitativo ao explorar e interpretar as realidades que envolvem as etapas escolares, regionais e estadual, assim como as produções científicas associadas (Anais, Revistas e outras publicações). A vertente quantitativa se evidencia na análise dos números e estatísticas do evento, permitindo uma visão global do impacto da iniciativa. O referencial teórico fundamenta-se em autores que discutem a importância da pesquisa na educação básica, como Freire (2005 e 2011), que defende a indissociabilidade dos contextos e das histórias de vida na formação de sujeitos, e Carvalho (2012), que defende a importância da experimentação e da investigação na educação científica. Além disso, considera-se a contribuição de Morin (2002), que destaca a complexidade do conhecimento e sua necessidade de articulação interdisciplinar, bem como Demo (2000 e 2011), que ressalta a pesquisa como princípio educativo. Os resultados indicam que o Ceará Científico se consolidou como uma ação exitosa, atingindo sua maioridade em 2025 e promovendo a iniciação científica dos estudantes da rede pública. Permanecem os desafios de ampliação do acesso ao programa para minorias sociais, incluindo estudantes indígenas, quilombolas, do campo e pessoas com deficiência. Conclui-se que o fortalecimento de políticas públicas para garantir a equidade na participação do evento é essencial para a continuidade e aprimoramento da iniciativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID2421_TB2925_11032025210526.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA HELENA SILVA DE ALMEIDA FREITAS PASCOAL" "autor_nome_curto" => "Sandra Almeida" "autor_email" => "sandra.helenalmeida@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }