Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICA ANTECIPADA DE UMA LICENCIANDA EM BIOLOGIA NO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA: CRIAÇÃO DE JÚRI SIMULADO COMO METODOLOGIA ATIVA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Licenciandos em processo de formação, buscam melhorar sua formação como professores, que os permitam superar metodologias tradicionais de ensino, possibilitando-os explorar novas formas de abordar os conteúdos científicos em sala de aula. Nesse sentido, no Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará, os licenciandos assumem a posição de professores estagiários de uma turma de estudantes da educação básica, permitindo-os praticar a docência antes mesmo de formados e testar diferentes estratégias de ensino em sala de aula, como a investigação como prática de ensino. Na prática antecipada no Clube de Ciências da UFPA, os licenciandos/futuros professores, se depararam com o desafio de buscar abordagens alternativas para ensinar e aprender. Nesses termos, esta pesquisa objetiva relatar desafios enfrentados por uma licencianda de Biologia ao praticar a docência antecipada no Clube de Ciências, com a metodologia ativa de ensino-aprendizagem conhecida como "júri simulado". A prática foi desenvolvida de maneira interdisciplinar por professores estagiários de diferentes áreas de ensino em uma turma do ensino médio. Esta é uma pesquisa qualitativa, na modalidade da Pesquisa Narrativa, valorizando as experiências vividas e narradas, como dados vivos do fenômeno investigado no CCIUFPA. A experiência narrada, favorece destacar aspectos interdisciplinares e do trabalho em grupo, para a formação de professores. O exercício da criatividade do trabalho pedagógico, com licenciandos de áreas diversas, buscou favorecer aprendizagens dos estudantes, possibilitando o engajamento mútuo na relação professores-educandos para o desenvolvimento da atividade do júri. A abordagem dessa prática pedagógica no Clube de Ciências da UFPA permitiu elucidar uma pluralidade de recursos para aprender, ensinar e criar situações favorecedoras da emergência de sujeitos da própria aprendizagem.

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