Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROFESSOR DE PORTUGUÊS EM FORMAÇÃO: DESAFIOS DO ENSINO DA GRAMÁTICA NA ATUALIDADE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo investiga o ensino de gramática no Brasil, com foco nas dificuldades enfrentadas por futuros professores de Língua Portuguesa durante a formação inicial. A pesquisa tem como objetivo analisar os desafios relacionados à utilização de metodologias normativas e descritivas, além de explorar a importância do desenvolvimento de habilidades críticas de leitura e escrita no processo de ensino-aprendizagem. Por meio de uma abordagem qualitativa, foram aplicados questionários semi-estruturados a estudantes de licenciatura em Letras, buscando compreender suas percepções, estratégias pedagógicas e dificuldades no ensino da gramática. A investigação teórica discute diversas abordagens sobre o ensino gramatical, destacando sua relevância na formação docente e seu impacto na prática pedagógica em um contexto educacional dinâmico e plural. Os principais objetivos incluem identificar as estratégias utilizadas pelos futuros professores ao ensinar gramática, compreender as dificuldades enfrentadas na articulação entre teoria e prática e verificar de que forma a formação docente pode promover um ensino de gramática mais reflexivo e crítico. Os resultados indicam a necessidade de um ensino gramatical que transcenda a memorização de regras, favorecendo uma abordagem crítica e contextualizada que contribua para a formação de leitores e escritores proficientes. Conclui-se que a formação inicial deve preparar os docentes para ensinar gramática de maneira significativa, promovendo a integração entre o conhecimento linguístico e práticas pedagógicas inovadoras, que reflitam as realidades dos estudantes e os desafios do ensino contemporâneo. A pesquisa ressalta a importância de políticas educacionais e currículos que ofereçam uma formação mais estruturada, voltada à prática reflexiva, para que os futuros professores estejam aptos a atuar de maneira eficiente em contextos diversos.

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