Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES – UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A DISCIPLINA ENSINO/APRENDIZAGEM EM PORTUGUÊS II (ESTÁGIO)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar o desenvolvimento profissional de uma estudante de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará (Campus Belém), considerando sua participação no Programa de Residência Pedagógica e na Disciplina Ensino/Aprendizagem em Português II, que se configura como estágio. Durante a pesquisa desenvolvida, buscamos identificar qual dessas atividades contribuiu mais significativamente para o desenvolvimento dos saberes profissionais, conforme a classificação proposta por Gauthier et al. (2006). Para alcançarmos os objetivos propostos, realizamos uma pesquisa bibliográfica com base nos estudos de Saviani (2009), Gatti (2010), Crahay et al. (2016), Pimenta, Lima (2017), Tardif (1991), Tardif (2000), Gauthier et al (2006). Além disso, adotamos uma abordagem qualitativa (Godoy, 1995) de pesquisa e realizamos um estudo de caso, com vistas a compreender a percepção da estudante quanto às contribuições específicas da disciplina e do programa residência para o desenvolvimento dos saberes profissionais. Para a análise de dados, utilizamos a análise de conteúdo, desenvolvida em três etapas, a saber: codificação inicial (identificação de temas comuns nas notas de campo), agrupamento em categorias e interpretação e triangulação dos dados, provenientes das notas de campo, planos de aulas e materiais didáticos elaborados. Os resultados apontam que os saberes curriculares, saberes da ciências da educação e os saberes da ação pedagógica poderiam ter sido melhor desenvolvidos tanto no Programa de Residência Pedagógica quanto na Disciplina Ensino/Aprendizagem em Português II.

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