Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE CONTOS E FADAS: A INFLUÊNCIA CULTURAL DOS ARQUÉTIPOS DO CONTO “A BELA ADORMECIDA” NA INFÂNCIA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130966
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2665
    "inscrito_id" => 9126
    "titulo" => "ENTRE CONTOS E FADAS: A INFLUÊNCIA CULTURAL DOS ARQUÉTIPOS DO CONTO “A BELA ADORMECIDA” NA INFÂNCIA."
    "resumo" => "O presente trabalho se trata de uma pesquisa de cunho qualitativo e etnográfico, cujo objetivo geral é analisar como os arquétipos femininos do conto de fadas “A Bela Adormecida” - versão dos irmãos Grimm (1812) - influenciam culturalmente a infância, usando como parâmetros os contrastes entre o conto original e o filme produzido pelos estúdios Disney “Malévola” (2014). Através de momentos didáticos com contação de histórias e encenações em forma de teatro executados em sala de aula, foram feitas as coletas de dados e as análises críticas. O desenvolvimento do estudo ocorreu em duas turmas de 2° e 4° anos do ensino fundamental I em duas escolas do município de Valença/RJ, sendo uma pública da rede municipal e a outra de financiamento particular. A pesquisa foi embasada nas teorias de Jung, Judith Butler, Guacira Lopes Louro, Antônio Candido, Philippe Áries e outros. Após a análise dos arquétipos femininos presentes no conto de fadas "A Bela Adormecida" (1812) e sua influência cultural na infância, contrastando com o filme "Malévola" (2014) e observando a parte prática da pesquisa, constatamos que, embora as meninas de ambas as escolas tenham demonstrado uma preferência pela personagem Malévola, influenciadas pelo filme, os meninos apresentaram uma resistência em se envolver com personagens femininas, aderindo às estruturas tradicionais dos contos de fadas, apesar de se mostrarem mais conscientes sobre as questões de gênero. Os achados dessa pesquisa têm o potencial de informar práticas pedagógicas, influenciar a produção de narrativas infantis e contribuir para uma compreensão mais profunda do papel das histórias na construção cultural e social das crianças, auxiliando pais e professores na busca por entender como o imaginário acerca do feminino desta nova geração é construído."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9126_TB2665_11032025194158.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALÉXIA FONTES VARGAS"
    "autor_nome_curto" => "ALÉXIA"
    "autor_email" => "alexiafvargas@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130966
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2665
    "inscrito_id" => 9126
    "titulo" => "ENTRE CONTOS E FADAS: A INFLUÊNCIA CULTURAL DOS ARQUÉTIPOS DO CONTO “A BELA ADORMECIDA” NA INFÂNCIA."
    "resumo" => "O presente trabalho se trata de uma pesquisa de cunho qualitativo e etnográfico, cujo objetivo geral é analisar como os arquétipos femininos do conto de fadas “A Bela Adormecida” - versão dos irmãos Grimm (1812) - influenciam culturalmente a infância, usando como parâmetros os contrastes entre o conto original e o filme produzido pelos estúdios Disney “Malévola” (2014). Através de momentos didáticos com contação de histórias e encenações em forma de teatro executados em sala de aula, foram feitas as coletas de dados e as análises críticas. O desenvolvimento do estudo ocorreu em duas turmas de 2° e 4° anos do ensino fundamental I em duas escolas do município de Valença/RJ, sendo uma pública da rede municipal e a outra de financiamento particular. A pesquisa foi embasada nas teorias de Jung, Judith Butler, Guacira Lopes Louro, Antônio Candido, Philippe Áries e outros. Após a análise dos arquétipos femininos presentes no conto de fadas "A Bela Adormecida" (1812) e sua influência cultural na infância, contrastando com o filme "Malévola" (2014) e observando a parte prática da pesquisa, constatamos que, embora as meninas de ambas as escolas tenham demonstrado uma preferência pela personagem Malévola, influenciadas pelo filme, os meninos apresentaram uma resistência em se envolver com personagens femininas, aderindo às estruturas tradicionais dos contos de fadas, apesar de se mostrarem mais conscientes sobre as questões de gênero. Os achados dessa pesquisa têm o potencial de informar práticas pedagógicas, influenciar a produção de narrativas infantis e contribuir para uma compreensão mais profunda do papel das histórias na construção cultural e social das crianças, auxiliando pais e professores na busca por entender como o imaginário acerca do feminino desta nova geração é construído."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9126_TB2665_11032025194158.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALÉXIA FONTES VARGAS"
    "autor_nome_curto" => "ALÉXIA"
    "autor_email" => "alexiafvargas@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho se trata de uma pesquisa de cunho qualitativo e etnográfico, cujo objetivo geral é analisar como os arquétipos femininos do conto de fadas “A Bela Adormecida” - versão dos irmãos Grimm (1812) - influenciam culturalmente a infância, usando como parâmetros os contrastes entre o conto original e o filme produzido pelos estúdios Disney “Malévola” (2014). Através de momentos didáticos com contação de histórias e encenações em forma de teatro executados em sala de aula, foram feitas as coletas de dados e as análises críticas. O desenvolvimento do estudo ocorreu em duas turmas de 2° e 4° anos do ensino fundamental I em duas escolas do município de Valença/RJ, sendo uma pública da rede municipal e a outra de financiamento particular. A pesquisa foi embasada nas teorias de Jung, Judith Butler, Guacira Lopes Louro, Antônio Candido, Philippe Áries e outros. Após a análise dos arquétipos femininos presentes no conto de fadas "A Bela Adormecida" (1812) e sua influência cultural na infância, contrastando com o filme "Malévola" (2014) e observando a parte prática da pesquisa, constatamos que, embora as meninas de ambas as escolas tenham demonstrado uma preferência pela personagem Malévola, influenciadas pelo filme, os meninos apresentaram uma resistência em se envolver com personagens femininas, aderindo às estruturas tradicionais dos contos de fadas, apesar de se mostrarem mais conscientes sobre as questões de gênero. Os achados dessa pesquisa têm o potencial de informar práticas pedagógicas, influenciar a produção de narrativas infantis e contribuir para uma compreensão mais profunda do papel das histórias na construção cultural e social das crianças, auxiliando pais e professores na busca por entender como o imaginário acerca do feminino desta nova geração é construído.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.