Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE DASHBOARD PARA POTENCIALIZAR O MONITORAMENTO, PREVISÃO DE TENDÊNCIAS EE TOMADA DE DECISÕES SOBRE DADOS ACADÊMICOS DOS ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130680
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2262
    "inscrito_id" => 8855
    "titulo" => "USO DE DASHBOARD PARA POTENCIALIZAR O MONITORAMENTO, PREVISÃO DE TENDÊNCIAS EE TOMADA DE DECISÕES SOBRE DADOS ACADÊMICOS DOS ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS"
    "resumo" => "Nos últimos anos, Tecnologias de Informação e Comunicação tornaram-se as principais ferramentas para a atuação do docente. Tendo decorrido principalmente da propagação da pandemia COVID-19, medidas de distanciamento social foram adotadas e milhões de alunos ao redor do mundo foram impedidos de frequentar presencialmente instituições de educação superior. A partir deste momento houve uma migração abrupta para o mundo digital, com aulas e atividades dos processos de ensino e de aprendizagem realizados à distância de forma síncrona e assíncrona. Neste contexto, a imensa quantidade de dados gerados por meio da interação humana com ferramentas tecnológicas e com conteúdos digitais tem aumentado de maneira exponencial, e a análise desses dados para a educação traz insights poderosos, necessários para compreender e aperfeiçoar a capacidade da tomada de decisão por gestores de ensino e docentes no ambiente educacional. Esta pesquisa visa desenvolver um dashboard educacional, ferramenta de visualização de dados acadêmicos dos alunos de ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Caxias. A fim de concretizar-se, a pesquisa adota o Design Science Research (DSR), focado no desenvolvimento de artefatos. O processo inicia-se com a identificação do problema e conscientização por meio de reuniões com gestores e revisão bibliográfica sobre temas como Academic Analytics e Learning Analytics, Em seguida, o levantamento dos requisitos dos usuários, identificação de métricas e análises necessárias. O planejamento do Dashboard inclui metas, escopo e funcionalidades. Após o desenvolvimento e testes do protótipo, a plataforma implantada, configurando segurança e acessos. Por fim, será feito a avaliação e ajustes baseados em testes de usabilidade e feedback dos usuários. O objetivo final é criar um Dashboard para coordenadores e professores, facilitando decisões acadêmicas com dados do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), proporcionando visualizações intuitivas, acesso em tempo real e gestão orientada a dados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID8855_TB2262_16032025143703.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS EDUARDO LIMA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS EDUARDO"
    "autor_email" => "l.eduardo@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130680
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2262
    "inscrito_id" => 8855
    "titulo" => "USO DE DASHBOARD PARA POTENCIALIZAR O MONITORAMENTO, PREVISÃO DE TENDÊNCIAS EE TOMADA DE DECISÕES SOBRE DADOS ACADÊMICOS DOS ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS"
    "resumo" => "Nos últimos anos, Tecnologias de Informação e Comunicação tornaram-se as principais ferramentas para a atuação do docente. Tendo decorrido principalmente da propagação da pandemia COVID-19, medidas de distanciamento social foram adotadas e milhões de alunos ao redor do mundo foram impedidos de frequentar presencialmente instituições de educação superior. A partir deste momento houve uma migração abrupta para o mundo digital, com aulas e atividades dos processos de ensino e de aprendizagem realizados à distância de forma síncrona e assíncrona. Neste contexto, a imensa quantidade de dados gerados por meio da interação humana com ferramentas tecnológicas e com conteúdos digitais tem aumentado de maneira exponencial, e a análise desses dados para a educação traz insights poderosos, necessários para compreender e aperfeiçoar a capacidade da tomada de decisão por gestores de ensino e docentes no ambiente educacional. Esta pesquisa visa desenvolver um dashboard educacional, ferramenta de visualização de dados acadêmicos dos alunos de ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Caxias. A fim de concretizar-se, a pesquisa adota o Design Science Research (DSR), focado no desenvolvimento de artefatos. O processo inicia-se com a identificação do problema e conscientização por meio de reuniões com gestores e revisão bibliográfica sobre temas como Academic Analytics e Learning Analytics, Em seguida, o levantamento dos requisitos dos usuários, identificação de métricas e análises necessárias. O planejamento do Dashboard inclui metas, escopo e funcionalidades. Após o desenvolvimento e testes do protótipo, a plataforma implantada, configurando segurança e acessos. Por fim, será feito a avaliação e ajustes baseados em testes de usabilidade e feedback dos usuários. O objetivo final é criar um Dashboard para coordenadores e professores, facilitando decisões acadêmicas com dados do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), proporcionando visualizações intuitivas, acesso em tempo real e gestão orientada a dados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID8855_TB2262_16032025143703.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS EDUARDO LIMA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS EDUARDO"
    "autor_email" => "l.eduardo@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Nos últimos anos, Tecnologias de Informação e Comunicação tornaram-se as principais ferramentas para a atuação do docente. Tendo decorrido principalmente da propagação da pandemia COVID-19, medidas de distanciamento social foram adotadas e milhões de alunos ao redor do mundo foram impedidos de frequentar presencialmente instituições de educação superior. A partir deste momento houve uma migração abrupta para o mundo digital, com aulas e atividades dos processos de ensino e de aprendizagem realizados à distância de forma síncrona e assíncrona. Neste contexto, a imensa quantidade de dados gerados por meio da interação humana com ferramentas tecnológicas e com conteúdos digitais tem aumentado de maneira exponencial, e a análise desses dados para a educação traz insights poderosos, necessários para compreender e aperfeiçoar a capacidade da tomada de decisão por gestores de ensino e docentes no ambiente educacional. Esta pesquisa visa desenvolver um dashboard educacional, ferramenta de visualização de dados acadêmicos dos alunos de ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Caxias. A fim de concretizar-se, a pesquisa adota o Design Science Research (DSR), focado no desenvolvimento de artefatos. O processo inicia-se com a identificação do problema e conscientização por meio de reuniões com gestores e revisão bibliográfica sobre temas como Academic Analytics e Learning Analytics, Em seguida, o levantamento dos requisitos dos usuários, identificação de métricas e análises necessárias. O planejamento do Dashboard inclui metas, escopo e funcionalidades. Após o desenvolvimento e testes do protótipo, a plataforma implantada, configurando segurança e acessos. Por fim, será feito a avaliação e ajustes baseados em testes de usabilidade e feedback dos usuários. O objetivo final é criar um Dashboard para coordenadores e professores, facilitando decisões acadêmicas com dados do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), proporcionando visualizações intuitivas, acesso em tempo real e gestão orientada a dados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.