Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO EM SERVIÇO: ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PARA TRANSFORMAÇÃO DE ATITUDES SOCIAIS NA INCLUSÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A formação em serviço desempenha um papel fundamental no aprimoramento das práticas pedagógicas e na atualização contínua dos professores, especialmente em temas relacionados à inclusão escolar. Essa modalidade de formação contribui para ampliar o entendimento sobre as necessidades dos estudantes e incentivar a adoção de posturas mais favoráveis à diversidade. Este estudo tem como propósito investigar as atitudes sociais de professores em relação à inclusão, antes e após a participação em uma formação em serviço. O programa formativo incluiu ações baseadas em técnicas para modificação de atitudes sociais, além de discutir temas como inclusão escolar, diferentes tipos de deficiência e o trabalho desenvolvido pela Equipe Multidisciplinar. A pesquisa contou com a participação de doze profissionais com formação em Pedagogia, Educação Física e Música, sendo dois do sexo masculino e dez do sexo feminino, com idades entre 27 e 57 anos. Todos os participantes atuavam em uma escola de Educação Especial localizada em uma cidade do interior do Estado de São Paulo e possuíam diferentes níveis de experiência no atendimento a estudantes público-alvo da Educação Especial. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação das duas versões da Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão (formas A e B), antes e depois da formação. Os resultados indicam mudanças discretas, porém relevantes, nas atitudes dos participantes, demonstrando maior receptividade e disposição para práticas mais inclusivas. O estudo destaca a relevância da formação em serviço como ferramenta para transformar percepções docentes e fortalecer práticas pedagógicas que promovam uma educação mais acessível e acolhedora.

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