Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA INICIAÇÃO AO ENSINO: ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA NO CONTEXTO DO CURSO DE LETRAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Escrever academicamente é um processo que exige do indivíduo uma série de competências de ordem estrutural e científica. Isso se dá porque o ensino superior público brasileiro, fundamentado no tripé ensino, pesquisa e extensão, é transmissor e produtor de conhecimento científico. Assim, a escrita deve obedecer a normas e características instauradas por esse contexto. No entanto, esse processo de escrita acadêmico-científica tende a ser mais complexo para os graduandos, recém-ingressos no ensino superior, que nunca precisaram produzir tais atividades em outros níveis de ensino. Pensando nisso, este trabalho tem como objetivo geral analisar o processo de alfabetização acadêmico-científica no curso de Letras, partindo da análise de seções metodológicas do gênero Relatório Final de Iniciação Científica (RFIC), das áreas de Linguística e Literatura. Em linhas específicas, delimitamos três objetivos: 1- analisar quais elementos inerentes à seção metodológica são contemplados nos relatórios; 2- refletir quais são as semelhanças e distinções nas duas áreas; 3- avaliar o que pode ser realizado no contexto do PIBIC e do curso de Letras para favorecer o processo de alfabetização acadêmico-científica. Para isso, tomaremos como base os pressupostos de Chassot (2003), Santos (2007), Motta-Roth (2011), Carlino (2013) na discussão sobre os aspectos que contemplam a dimensão científica e textual-científica. Além desses teóricos, também tomaremos como base o aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) com as considerações teórico-analiticas de Bronckart (1999). Os resultados evidenciam que os bolsistas apresentam dificuldade para apresentar elementos metodológicos inerentes à seção, além de seguirem o mesmo padrão na elaboração da metodologia nas duas áreas. E, quanto ao que pode ser feito para favorecer esse processo de alfabetização, destacamos que a integração da dimensão teórica e conceitual associada ao contexto disciplinar seria um elemento facilitador nesse processo de letramento.

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