TECENDO MEMÓRIAS E SABERES: COLAGEM ARTÍSTICA NO ABRIL INDÍGENA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134607 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7777 "inscrito_id" => 6218 "titulo" => "TECENDO MEMÓRIAS E SABERES: COLAGEM ARTÍSTICA NO ABRIL INDÍGENA" "resumo" => "O presente trabalho pretende investigar a potência pedagógica da colagem como linguagem artística e educativa, no contexto do “Abril Indígena”, promovendo, assim, reflexões críticas sobre ancestralidade, pertencimento e diversidade cultural. O objeto de pesquisa é a atividade “Colagem Criativa: Tecendo Memórias no Abril Indígena”, desenvolvida com estudantes do Ensino Médio Técnico em Informática e Energias Renováveis do IFPB – campus Sousa, em parceria com o projeto LED (Letramento Literário e Digital) da UFPB. Para isso, a fundamentação teórica apoia-se nas ideias de arte acessível (Hernández, 2007), educação intercultural (Coutinho, 2014), consciência crítica (Freire, 1996) e decolonialidade (Krenak, 2020), com o intuito de integrar arte, cultura e reflexão por meio da escuta e da criação coletiva. Metodologicamente, a proposta articula práticas de mediação cultural e criação artística em quatro momentos complementares: primeiramente, a leitura de trechos da obra “Futuro Ancestral”, de Ailton Krenak; em seguida, a exibição do poema em vídeo “A Árvore”, de Márcia Kambeba; posteriormente, uma roda de conversa mediada para acolher impressões e sentimentos; e, por fim, a produção e partilha de colagens com materiais simples e simbólicos. A construção de uma nuvem de palavras coletivas funcionou como elo entre as reflexões iniciais e o processo criativo. Como resultado, observou-se que a proposta favoreceu o engajamento afetivo dos participantes, estimulando a expressão de memórias, vivências e repertórios culturais diversos. Além disso, a atividade contribuiu para o fortalecimento da consciência crítica, ao reconhecer os saberes indígenas como parte constitutiva da identidade brasileira. Conclui-se, portanto, que a colagem — enquanto prática simbólica e acessível — pode atuar como instrumento de transformação e educação sensível, articulando escuta, criação e partilha em contextos educativos plurais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID6218_TB7777_29042025222130.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARAH WEIDA SENA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Sarah Weida" "autor_email" => "sarahweida7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134607 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7777 "inscrito_id" => 6218 "titulo" => "TECENDO MEMÓRIAS E SABERES: COLAGEM ARTÍSTICA NO ABRIL INDÍGENA" "resumo" => "O presente trabalho pretende investigar a potência pedagógica da colagem como linguagem artística e educativa, no contexto do “Abril Indígena”, promovendo, assim, reflexões críticas sobre ancestralidade, pertencimento e diversidade cultural. O objeto de pesquisa é a atividade “Colagem Criativa: Tecendo Memórias no Abril Indígena”, desenvolvida com estudantes do Ensino Médio Técnico em Informática e Energias Renováveis do IFPB – campus Sousa, em parceria com o projeto LED (Letramento Literário e Digital) da UFPB. Para isso, a fundamentação teórica apoia-se nas ideias de arte acessível (Hernández, 2007), educação intercultural (Coutinho, 2014), consciência crítica (Freire, 1996) e decolonialidade (Krenak, 2020), com o intuito de integrar arte, cultura e reflexão por meio da escuta e da criação coletiva. Metodologicamente, a proposta articula práticas de mediação cultural e criação artística em quatro momentos complementares: primeiramente, a leitura de trechos da obra “Futuro Ancestral”, de Ailton Krenak; em seguida, a exibição do poema em vídeo “A Árvore”, de Márcia Kambeba; posteriormente, uma roda de conversa mediada para acolher impressões e sentimentos; e, por fim, a produção e partilha de colagens com materiais simples e simbólicos. A construção de uma nuvem de palavras coletivas funcionou como elo entre as reflexões iniciais e o processo criativo. Como resultado, observou-se que a proposta favoreceu o engajamento afetivo dos participantes, estimulando a expressão de memórias, vivências e repertórios culturais diversos. Além disso, a atividade contribuiu para o fortalecimento da consciência crítica, ao reconhecer os saberes indígenas como parte constitutiva da identidade brasileira. Conclui-se, portanto, que a colagem — enquanto prática simbólica e acessível — pode atuar como instrumento de transformação e educação sensível, articulando escuta, criação e partilha em contextos educativos plurais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID6218_TB7777_29042025222130.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARAH WEIDA SENA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Sarah Weida" "autor_email" => "sarahweida7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }