Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A HERMENÊUTICA COMO UM PROCESSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FILOSOFIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Um dos grandes desafios enfrentados pelos professores de Filosofia na Educação Básica é o de auxiliar os estudantes na interpretação de textos filosóficos e na formação de seu pensamento crítico. A hermenêutica filosófica apresenta-se, nesse contexto, como uma abordagem metodológica capaz de mitigar o problema em questão: na medida em que ela aprofunda a relação entre os estudantes e os textos filosóficos, contribui para que a educação seja de fato um processo ativo de construção do conhecimento – como orientam os documentos norteadores da Educação Básica. À luz de Paul Ricoeur, entende-se que a interpretação não se limita à decodificação de conceitos, mas envolve uma mediação entre diferentes formas de saber, o que possibilita que o aluno amplie sua capacidade de reflexão e argumentação. Assim, neste trabalho, busca-se analisar como a hermenêutica pode contribuir para o ensino de Filosofia, vista como um processo interpretativo que ressalta a importância de se formar sujeitos autônomos. A pesquisa baseia-se em um estudo bibliográfico de caráter qualitativo, considerando-se as potencialidades da leitura filosófica para além da reconstrução histórica dos textos, entendendo-a como uma leitura que promove um diálogo que permita novas significações. Os resultados indicam que a hermenêutica, ao enfatizar a relação entre leitor e texto, estimula a construção de uma postura reflexiva diante do conhecimento, o que favorece, portanto, uma compreensão filosófica que promove não somente uma apropriação, mas uma ressignificação do saber. Dessa forma, observa-se que a inserção da hermenêutica no ensino de Filosofia contribui significativamente com uma formação que valorize tanto a tradição filosófica quanto a experiência individual dos leitores (estudantes), promovendo uma formação intelectual e crítica.

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