Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE ACÚSTICA POR INVESTIGAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Em relação ao ensino de Física no Brasil, pesquisadores apontam uma série de problemáticas que consideram peças-chaves para a ineficiência do processo de ensino-aprendizagem deste componente curricular, bem como a não aceitação da Física enquanto ciência rica, dinâmica e interessante, que não é extensão da Matemática. Muitos desses problemas são alicerçadas em dificuldades corriqueiramente encontradas no Brasil, como a ausência de professores de formados em Física lecionando o componente curricular, uma vez que em muitas escolas é o professor de Matemática quem leciona as aulas de Física, currículos desatualizados, que não refletem as necessidades da sociedade atual e a falta de estrutura nas escolas da rede pública Brasil afora. Essa falta de estrutura acarreta na não existência de laboratório de ciências, espaço este em que o professor e estudantes poderiam testar a teoria apresentada na sala de aula, permitindo ao estudante, para além de “visualizar”, indagar a Física apresentada em sala de aula e entender como ocorre o processo de investigação científica. Quando se pensa superar as dificuldades encontradas no ensino de Física uma série de sugestões metodológicas e estratégias didáticas podem ser entendidas como ferramentas pela qual a melhoria do ensino deste componente pode ocorrer, o ensino por investigação é uma dessas possibilidades, sendo assim este trabalho apresenta os resultados da realização de uma revisão sistemática da literatura a respeito do uso de tal metodologia quando se objetiva ensinar acústica nas escolas do Brasil. Os resultados da revisão evidenciam que na literatura especializada poucos são os trabalhos que se relacionam com a temática, revela também uma predominância do uso do laboratório aberto como principal estratégia de ensino investigativo, o trabalho aponta ainda que os principais trabalhos a respeito da temática estão associados a universidade públicas, sendo ao nível de trabalho de conclusão de curso e de dissertação de mestrado.

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