Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ESTUDO DE CASO EM ESCOLA PÚBLICA NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo traz os resultados de pesquisa, realizada em nível de mestrado. Partindo de uma abordagem abordagem qualitativa, teve como objetivo geral analisar as condições de trabalho docente no contexto de uma política educacional implementada na Rede Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho- PE. O desenvolvimento da pesquisa se deu por meio de pesquisa de campo e de análise documental em uma das seis escolas modelo até então existentes. Realizamos entrevista semiestruturada com professores, gestão da escola e com representante do sindicato dos professores. O estudo dialoga com autores ligados à temática do trabalho docente como Fardim (2003), Oliveira (2004), Silva (2007), que abordam o processo de intensificação do regime de trabalho dos professores, e Fanfani (2007) e Oliveira, D. (2003, 2004, 2005, 2006 e 2007) que discutem a precarização do trabalho docente. Em relação às condições físicas de trabalho notamos um avanço significativo, porém, sobre as condições de emprego algumas questões continuam problemáticas, principalmente no que concerne à valorização profissional. Conclui-se que as melhorias das condições infra estruturais de trabalho docente nesta escola, bem como nas demais, têm sua relevância, mas dissociada de outras políticas não promovem a contento a melhoria das condições de trabalho docente, no sentido mais amplo do termo.

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