Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ANÁLISE DAS MULTIPLAS INTELIGÊNCIAS E DO SISTEMA ARCS: INFERÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO EM DISCENTES COM SÍNDROME DE ASPERGER

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130155
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1534
    "inscrito_id" => 4226
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DAS MULTIPLAS INTELIGÊNCIAS E DO SISTEMA ARCS: INFERÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO EM DISCENTES COM SÍNDROME DE ASPERGER"
    "resumo" => "Este texto apresenta subsídios para a (re)elaboração da prática docente em salas inclusivas, visando o ensino de alunos com Síndrome de Asperger. A pesquisa é uma revisão bibliográfica, utilizando livros e artigos especializados para fundamentar a proposta. O objetivo geral é apontar possibilidades de suporte pedagógico, destacando dois enfoques: as Múltiplas Aprendizagens e o Sistema ARCS, aplicáveis à construção de novas estratégias educacionais. Entre os referenciais teóricos, Gardner (1993) explica que indivíduos aprendem de maneiras distintas. Filatro (2018) reforça essa ideia ao destacar que os estilos de aprendizagem variam conforme o processamento da informação e o comportamento diante do ensino-aprendizagem. Keller (1987) aprofunda a questão motivacional por meio do Modelo ARCS (Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação), criado para aumentar o engajamento dos alunos. Dado que a Síndrome de Asperger apresenta especificidades, Wing (1991) analisa a conceituação do autismo segundo Kanner e Asperger, apontando divergências metodológicas e conclusões distintas. Essas diferenças não indicam patologias separadas, mas sim variações nos sintomas, desde os mais severos, como movimentos repetitivos e ausência de interação social, até características de autistas de alta performance. Assim, estruturar aulas a partir da compreensão das particularidades do Asperger, aliada ao conhecimento das múltiplas aprendizagens, estilos cognitivos e do Sistema ARCS, possibilita a reconstrução do ensino e o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para a aprendizagem inclusiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4226_TB1534_10032025175438.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABEL CRISTINA ALMEIDA FOGACA"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL FOGAÇA"
    "autor_email" => "isabelfogaca858@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SOROCABA (UNISO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130155
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1534
    "inscrito_id" => 4226
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DAS MULTIPLAS INTELIGÊNCIAS E DO SISTEMA ARCS: INFERÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO EM DISCENTES COM SÍNDROME DE ASPERGER"
    "resumo" => "Este texto apresenta subsídios para a (re)elaboração da prática docente em salas inclusivas, visando o ensino de alunos com Síndrome de Asperger. A pesquisa é uma revisão bibliográfica, utilizando livros e artigos especializados para fundamentar a proposta. O objetivo geral é apontar possibilidades de suporte pedagógico, destacando dois enfoques: as Múltiplas Aprendizagens e o Sistema ARCS, aplicáveis à construção de novas estratégias educacionais. Entre os referenciais teóricos, Gardner (1993) explica que indivíduos aprendem de maneiras distintas. Filatro (2018) reforça essa ideia ao destacar que os estilos de aprendizagem variam conforme o processamento da informação e o comportamento diante do ensino-aprendizagem. Keller (1987) aprofunda a questão motivacional por meio do Modelo ARCS (Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação), criado para aumentar o engajamento dos alunos. Dado que a Síndrome de Asperger apresenta especificidades, Wing (1991) analisa a conceituação do autismo segundo Kanner e Asperger, apontando divergências metodológicas e conclusões distintas. Essas diferenças não indicam patologias separadas, mas sim variações nos sintomas, desde os mais severos, como movimentos repetitivos e ausência de interação social, até características de autistas de alta performance. Assim, estruturar aulas a partir da compreensão das particularidades do Asperger, aliada ao conhecimento das múltiplas aprendizagens, estilos cognitivos e do Sistema ARCS, possibilita a reconstrução do ensino e o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para a aprendizagem inclusiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4226_TB1534_10032025175438.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABEL CRISTINA ALMEIDA FOGACA"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL FOGAÇA"
    "autor_email" => "isabelfogaca858@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SOROCABA (UNISO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este texto apresenta subsídios para a (re)elaboração da prática docente em salas inclusivas, visando o ensino de alunos com Síndrome de Asperger. A pesquisa é uma revisão bibliográfica, utilizando livros e artigos especializados para fundamentar a proposta. O objetivo geral é apontar possibilidades de suporte pedagógico, destacando dois enfoques: as Múltiplas Aprendizagens e o Sistema ARCS, aplicáveis à construção de novas estratégias educacionais. Entre os referenciais teóricos, Gardner (1993) explica que indivíduos aprendem de maneiras distintas. Filatro (2018) reforça essa ideia ao destacar que os estilos de aprendizagem variam conforme o processamento da informação e o comportamento diante do ensino-aprendizagem. Keller (1987) aprofunda a questão motivacional por meio do Modelo ARCS (Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação), criado para aumentar o engajamento dos alunos. Dado que a Síndrome de Asperger apresenta especificidades, Wing (1991) analisa a conceituação do autismo segundo Kanner e Asperger, apontando divergências metodológicas e conclusões distintas. Essas diferenças não indicam patologias separadas, mas sim variações nos sintomas, desde os mais severos, como movimentos repetitivos e ausência de interação social, até características de autistas de alta performance. Assim, estruturar aulas a partir da compreensão das particularidades do Asperger, aliada ao conhecimento das múltiplas aprendizagens, estilos cognitivos e do Sistema ARCS, possibilita a reconstrução do ensino e o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para a aprendizagem inclusiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.