Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM ESTUDO SOBRE O USO DO PITCH COMO GÊNERO TEXTUAL A SER EXPLORADO NO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DA BNCC

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130143
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1520
    "inscrito_id" => 5304
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE O USO DO PITCH COMO GÊNERO TEXTUAL A SER EXPLORADO NO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DA BNCC"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar o pitch como gênero textual e sua potencialidade pedagógica no Ensino Médio validado pela proposta da BNCC. O pitch, amplamente utilizado no meio empresarial e empreendedor, caracteriza-se por sua estrutura concisa, objetiva e persuasiva. No contexto educacional, sua exploração pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades comunicativas, argumentativas e criativas dos estudantes. A pesquisa se baseia em revisão bibliográfica e análise de experiências didáticas que utilizam o pitch como estratégia de ensino. Desta forma, o trabalho trás a construções de PITCHs educacionais voltados para área de língua portuguesa com foco na produção de aplicativos para alunos com algum tipo de deficiência, como uma experiência da sala de aula. A partir de uma abordagem interdisciplinar, o uso do pitch pode contribuir para a formação integral dos alunos, preparando-os para desafios acadêmicos e profissionais. Como aponta Vygotsky (1978), a interação social é fundamental para a aprendizagem, e o uso do pitch como ferramenta pedagógica potencializa essa dinâmica. Assim, o pitch se consolida como um recurso didático , capaz de transformar as práticas educacionais e engajar os estudantes em um aprendizado mais significativo. O estudo fundamenta-se em autores como Freire (1996), Dewey (1933), Bakhtin (1983) e Vygotsky (1978), que enfatizam a aprendizagem ativa interativa e responsiva como forma de desenvolvimento do pensamento crítico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID5304_TB1520_02042025101343.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATHIA MARIA BARROS LEITE"
    "autor_nome_curto" => "KATHIA"
    "autor_email" => "kathia.leite@ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130143
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1520
    "inscrito_id" => 5304
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE O USO DO PITCH COMO GÊNERO TEXTUAL A SER EXPLORADO NO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DA BNCC"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar o pitch como gênero textual e sua potencialidade pedagógica no Ensino Médio validado pela proposta da BNCC. O pitch, amplamente utilizado no meio empresarial e empreendedor, caracteriza-se por sua estrutura concisa, objetiva e persuasiva. No contexto educacional, sua exploração pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades comunicativas, argumentativas e criativas dos estudantes. A pesquisa se baseia em revisão bibliográfica e análise de experiências didáticas que utilizam o pitch como estratégia de ensino. Desta forma, o trabalho trás a construções de PITCHs educacionais voltados para área de língua portuguesa com foco na produção de aplicativos para alunos com algum tipo de deficiência, como uma experiência da sala de aula. A partir de uma abordagem interdisciplinar, o uso do pitch pode contribuir para a formação integral dos alunos, preparando-os para desafios acadêmicos e profissionais. Como aponta Vygotsky (1978), a interação social é fundamental para a aprendizagem, e o uso do pitch como ferramenta pedagógica potencializa essa dinâmica. Assim, o pitch se consolida como um recurso didático , capaz de transformar as práticas educacionais e engajar os estudantes em um aprendizado mais significativo. O estudo fundamenta-se em autores como Freire (1996), Dewey (1933), Bakhtin (1983) e Vygotsky (1978), que enfatizam a aprendizagem ativa interativa e responsiva como forma de desenvolvimento do pensamento crítico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID5304_TB1520_02042025101343.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATHIA MARIA BARROS LEITE"
    "autor_nome_curto" => "KATHIA"
    "autor_email" => "kathia.leite@ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o pitch como gênero textual e sua potencialidade pedagógica no Ensino Médio validado pela proposta da BNCC. O pitch, amplamente utilizado no meio empresarial e empreendedor, caracteriza-se por sua estrutura concisa, objetiva e persuasiva. No contexto educacional, sua exploração pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades comunicativas, argumentativas e criativas dos estudantes. A pesquisa se baseia em revisão bibliográfica e análise de experiências didáticas que utilizam o pitch como estratégia de ensino. Desta forma, o trabalho trás a construções de PITCHs educacionais voltados para área de língua portuguesa com foco na produção de aplicativos para alunos com algum tipo de deficiência, como uma experiência da sala de aula. A partir de uma abordagem interdisciplinar, o uso do pitch pode contribuir para a formação integral dos alunos, preparando-os para desafios acadêmicos e profissionais. Como aponta Vygotsky (1978), a interação social é fundamental para a aprendizagem, e o uso do pitch como ferramenta pedagógica potencializa essa dinâmica. Assim, o pitch se consolida como um recurso didático , capaz de transformar as práticas educacionais e engajar os estudantes em um aprendizado mais significativo. O estudo fundamenta-se em autores como Freire (1996), Dewey (1933), Bakhtin (1983) e Vygotsky (1978), que enfatizam a aprendizagem ativa interativa e responsiva como forma de desenvolvimento do pensamento crítico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.