PROJETO BIOGUARDIÕES: ESTRATÉGIAS GAMIFICADAS CONTRA A DESINFORMAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA
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O projeto BioGuardiões, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) no âmbito do Programa de Iniciação Científica Júnior, teve como objetivo estimular o pensamento crítico dos estudantes por meio da integração entre ciência, gamificação e tecnologia para o combate à desinformação em saúde. O estudo analisou a eficácia de uma experiência gamificada no desenvolvimento da capacidade dos alunos em diferenciar informações factuais de desinformação em ciências da saúde. Metodologicamente, o projeto foi implementado em uma escola pública do Espírito Santo, Brasil, com a participação de 102 alunos do ensino fundamental II, com idades entre 12 e 15 anos. Para as atividades, foi desenvolvido um totem digital interativo, utilizado em sessões conduzidas por alunas do projeto, guiadas pela mascote Verita , e composto por 25 desafios gamificados, incluindo quizzes, quebra-cabeças e caça-palavras. 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