A IMPORTÃNCIA DA QUALIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ATENDIMENTO A CRIANÇAS AUTISTAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130237 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1645 "inscrito_id" => 4130 "titulo" => "A IMPORTÃNCIA DA QUALIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ATENDIMENTO A CRIANÇAS AUTISTAS" "resumo" => "A pesquisa origina-se de indagações levantadas durante o desenvolvimento dos Estágios Supervisionados em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizados em uma instituição de ensino superior (IES) pública federal, sobre a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no contexto escolar de uma escola pública do município de Manaus, na mesorregião do Centro Amazonense. A metodologia pauta-se em abordagem quali-quantitativa, visto que busca identificar os desafios e as necessidades de formação dos professores que possuem alunos com TEA em sala de aula comum, a fim de que a inclusão se efetive no ambiente escolar dentro da realidade amazônica. Para alcançar os resultados esperados, foi utilizada uma análise observacional que, por sua vez, conduziu os pesquisadores ao ambiente explorado. Mediante a observação constatou-se que as professoras que participaram da pesquisa demonstraram conhecer a temática proposta, porém ainda necessitam de cursos de capacitação e formação específica relacionados ao processo de ensino e de aprendizagem de alunos com o TEA. Independentemente desse fato, para que haja a inclusão desses alunos no ensino comum, deve-se atrelar o respeito aos limites impostos pelo transtorno à utilização de recursos que são fundamentais para que eles se sintam parte da sociedade em que vivem e agentes de direitos, como educação, atendimento prioritário, assistência social, cultura, esporte, dentre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4130_TB1645_10032025204924.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIANDRA STEFANE OLIVEIRA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "LIANDRA" "autor_email" => "liandrastefane242@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130237 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1645 "inscrito_id" => 4130 "titulo" => "A IMPORTÃNCIA DA QUALIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ATENDIMENTO A CRIANÇAS AUTISTAS" "resumo" => "A pesquisa origina-se de indagações levantadas durante o desenvolvimento dos Estágios Supervisionados em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizados em uma instituição de ensino superior (IES) pública federal, sobre a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no contexto escolar de uma escola pública do município de Manaus, na mesorregião do Centro Amazonense. A metodologia pauta-se em abordagem quali-quantitativa, visto que busca identificar os desafios e as necessidades de formação dos professores que possuem alunos com TEA em sala de aula comum, a fim de que a inclusão se efetive no ambiente escolar dentro da realidade amazônica. Para alcançar os resultados esperados, foi utilizada uma análise observacional que, por sua vez, conduziu os pesquisadores ao ambiente explorado. Mediante a observação constatou-se que as professoras que participaram da pesquisa demonstraram conhecer a temática proposta, porém ainda necessitam de cursos de capacitação e formação específica relacionados ao processo de ensino e de aprendizagem de alunos com o TEA. Independentemente desse fato, para que haja a inclusão desses alunos no ensino comum, deve-se atrelar o respeito aos limites impostos pelo transtorno à utilização de recursos que são fundamentais para que eles se sintam parte da sociedade em que vivem e agentes de direitos, como educação, atendimento prioritário, assistência social, cultura, esporte, dentre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4130_TB1645_10032025204924.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIANDRA STEFANE OLIVEIRA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "LIANDRA" "autor_email" => "liandrastefane242@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }