Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE NOVA IGUAÇU:TRAJETÓRIAS DOCENTES E CONCEPÇÕES DE ENSINO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa de doutorado aborda a Educação de Jovens e Adultos nas escolas municipais de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, tendo como objeto as trajetórias docentes e as concepções de ensino presentes em sete unidades escolares. O objetivo principal é compreender como as trajetórias dos/as professores/as influenciam as práticas pedagógicas e as concepções de ensino adotadas na EJA. A pesquisa fundamenta-se na abordagem de Paulo Freire (2000, 1996, 1987, 1985), que destaca a educação como um processo de transformação social, e nas obras de Di Piero (2000, 2005), Gadotti (2015), Paiva (2006), entre outros, que discutem a relação entre a formação docente, a prática pedagógica e a EJA. A metodologia é qualitativa, com visitas às escolas, análise dos projetos pedagógicos e entrevistas semiestruturadas com docentes, coordenadores/as pedagógicos/as e diretores/as. Os resultados indicam que as trajetórias dos/as docentes influenciam diretamente as concepções de ensino adotadas. Dessa maneira, podemos perceber que a identidade docente não se constrói de forma isolada, mas promove um desafio de se reconhecer como professor/a da EJA num conjunto de relações que dependem também do outro, neste caso, os/as estudantes e as influências de suas trajetórias. Além disso, a pesquisa destaca a necessidade de novas abordagens e de uma formação docente mais crítica e adaptada às especificidades da EJA. Esta pesquisa contribui para a reflexão sobre os desafios enfrentados por essas escolas e a importância de uma educação de jovens e adultos, que esteja atenta às necessidades dos seus sujeitos.

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