EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE NOVA IGUAÇU:TRAJETÓRIAS DOCENTES E CONCEPÇÕES DE ENSINO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130080 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1436 "inscrito_id" => 7118 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE NOVA IGUAÇU:TRAJETÓRIAS DOCENTES E CONCEPÇÕES DE ENSINO" "resumo" => "Esta pesquisa de doutorado aborda a Educação de Jovens e Adultos nas escolas municipais de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, tendo como objeto as trajetórias docentes e as concepções de ensino presentes em sete unidades escolares. O objetivo principal é compreender como as trajetórias dos/as professores/as influenciam as práticas pedagógicas e as concepções de ensino adotadas na EJA. A pesquisa fundamenta-se na abordagem de Paulo Freire (2000, 1996, 1987, 1985), que destaca a educação como um processo de transformação social, e nas obras de Di Piero (2000, 2005), Gadotti (2015), Paiva (2006), entre outros, que discutem a relação entre a formação docente, a prática pedagógica e a EJA. A metodologia é qualitativa, com visitas às escolas, análise dos projetos pedagógicos e entrevistas semiestruturadas com docentes, coordenadores/as pedagógicos/as e diretores/as. Os resultados indicam que as trajetórias dos/as docentes influenciam diretamente as concepções de ensino adotadas. Dessa maneira, podemos perceber que a identidade docente não se constrói de forma isolada, mas promove um desafio de se reconhecer como professor/a da EJA num conjunto de relações que dependem também do outro, neste caso, os/as estudantes e as influências de suas trajetórias. Além disso, a pesquisa destaca a necessidade de novas abordagens e de uma formação docente mais crítica e adaptada às especificidades da EJA. Esta pesquisa contribui para a reflexão sobre os desafios enfrentados por essas escolas e a importância de uma educação de jovens e adultos, que esteja atenta às necessidades dos seus sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID7118_TB1436_10032025153034.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANDERSON DA SILVA SANTI" "autor_nome_curto" => "Santi" "autor_email" => "wandersonsanti@rioeduca.net" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130080 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1436 "inscrito_id" => 7118 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE NOVA IGUAÇU:TRAJETÓRIAS DOCENTES E CONCEPÇÕES DE ENSINO" "resumo" => "Esta pesquisa de doutorado aborda a Educação de Jovens e Adultos nas escolas municipais de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, tendo como objeto as trajetórias docentes e as concepções de ensino presentes em sete unidades escolares. O objetivo principal é compreender como as trajetórias dos/as professores/as influenciam as práticas pedagógicas e as concepções de ensino adotadas na EJA. A pesquisa fundamenta-se na abordagem de Paulo Freire (2000, 1996, 1987, 1985), que destaca a educação como um processo de transformação social, e nas obras de Di Piero (2000, 2005), Gadotti (2015), Paiva (2006), entre outros, que discutem a relação entre a formação docente, a prática pedagógica e a EJA. A metodologia é qualitativa, com visitas às escolas, análise dos projetos pedagógicos e entrevistas semiestruturadas com docentes, coordenadores/as pedagógicos/as e diretores/as. Os resultados indicam que as trajetórias dos/as docentes influenciam diretamente as concepções de ensino adotadas. Dessa maneira, podemos perceber que a identidade docente não se constrói de forma isolada, mas promove um desafio de se reconhecer como professor/a da EJA num conjunto de relações que dependem também do outro, neste caso, os/as estudantes e as influências de suas trajetórias. Além disso, a pesquisa destaca a necessidade de novas abordagens e de uma formação docente mais crítica e adaptada às especificidades da EJA. Esta pesquisa contribui para a reflexão sobre os desafios enfrentados por essas escolas e a importância de uma educação de jovens e adultos, que esteja atenta às necessidades dos seus sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID7118_TB1436_10032025153034.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANDERSON DA SILVA SANTI" "autor_nome_curto" => "Santi" "autor_email" => "wandersonsanti@rioeduca.net" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }