Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MEDIAÇÃO DO CONSULTOR PEDAGÓGICO NO DESENHO DE CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – O CASO DO SENAC SP

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130014
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1345
    "inscrito_id" => 8525
    "titulo" => "A MEDIAÇÃO DO CONSULTOR PEDAGÓGICO NO DESENHO DE CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – O CASO DO SENAC SP"
    "resumo" => "Este trabalho aborda a importância da educação profissional no Brasil, destacando o papel do Senac como uma instituição fundamental na formação de profissionais qualificados, principalmente por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). A pesquisa analisa o papel do consultor pedagógico (CP) na mediação do desenho coletivo de cursos, focando em suas funções essenciais e sua relevância no processo de construção de currículos inclusivos. O CP, no Senac SP, atua juntamente com o grupo de trabalho no desenvolvimento de produtos e serviços educacionais, construindo pontes entre docentes, alunos e o setor produtivo e contribuindo para a inovação, a equidade e a qualidade do ensino técnico. O estudo é baseado em uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso com pesquisador participante, fundamentada em autores como Carmem Andaló (mediação de grupos), Marianne Mille Bojer (diálogo), Dale Carnegie (escuta ativa) e Márcia Castilho de Sales (currículo e educação profissional). Os principais resultados indicam que a mediação, por meio do consultor pedagógico, contribui significativamente para a construção de cursos mais inclusivos e alinhados às necessidades do mercado de trabalho, aos modelos e propostas da instituição. A pesquisa também sugere que a colaboração entre diferentes atores do processo educativo é essencial para o sucesso dos programas de educação profissional, reforçando a necessidade de um diálogo constante e construtivo entre todos os envolvidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID8525_TB1345_19032025084026.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CRISTINA ZERBO ROCCO LAHR"
    "autor_nome_curto" => "CRIS LAHR"
    "autor_email" => "maria.czrlahr@sp.senac.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC (SENACSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130014
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1345
    "inscrito_id" => 8525
    "titulo" => "A MEDIAÇÃO DO CONSULTOR PEDAGÓGICO NO DESENHO DE CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – O CASO DO SENAC SP"
    "resumo" => "Este trabalho aborda a importância da educação profissional no Brasil, destacando o papel do Senac como uma instituição fundamental na formação de profissionais qualificados, principalmente por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). A pesquisa analisa o papel do consultor pedagógico (CP) na mediação do desenho coletivo de cursos, focando em suas funções essenciais e sua relevância no processo de construção de currículos inclusivos. O CP, no Senac SP, atua juntamente com o grupo de trabalho no desenvolvimento de produtos e serviços educacionais, construindo pontes entre docentes, alunos e o setor produtivo e contribuindo para a inovação, a equidade e a qualidade do ensino técnico. O estudo é baseado em uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso com pesquisador participante, fundamentada em autores como Carmem Andaló (mediação de grupos), Marianne Mille Bojer (diálogo), Dale Carnegie (escuta ativa) e Márcia Castilho de Sales (currículo e educação profissional). Os principais resultados indicam que a mediação, por meio do consultor pedagógico, contribui significativamente para a construção de cursos mais inclusivos e alinhados às necessidades do mercado de trabalho, aos modelos e propostas da instituição. A pesquisa também sugere que a colaboração entre diferentes atores do processo educativo é essencial para o sucesso dos programas de educação profissional, reforçando a necessidade de um diálogo constante e construtivo entre todos os envolvidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID8525_TB1345_19032025084026.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CRISTINA ZERBO ROCCO LAHR"
    "autor_nome_curto" => "CRIS LAHR"
    "autor_email" => "maria.czrlahr@sp.senac.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC (SENACSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho aborda a importância da educação profissional no Brasil, destacando o papel do Senac como uma instituição fundamental na formação de profissionais qualificados, principalmente por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). A pesquisa analisa o papel do consultor pedagógico (CP) na mediação do desenho coletivo de cursos, focando em suas funções essenciais e sua relevância no processo de construção de currículos inclusivos. O CP, no Senac SP, atua juntamente com o grupo de trabalho no desenvolvimento de produtos e serviços educacionais, construindo pontes entre docentes, alunos e o setor produtivo e contribuindo para a inovação, a equidade e a qualidade do ensino técnico. O estudo é baseado em uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso com pesquisador participante, fundamentada em autores como Carmem Andaló (mediação de grupos), Marianne Mille Bojer (diálogo), Dale Carnegie (escuta ativa) e Márcia Castilho de Sales (currículo e educação profissional). Os principais resultados indicam que a mediação, por meio do consultor pedagógico, contribui significativamente para a construção de cursos mais inclusivos e alinhados às necessidades do mercado de trabalho, aos modelos e propostas da instituição. A pesquisa também sugere que a colaboração entre diferentes atores do processo educativo é essencial para o sucesso dos programas de educação profissional, reforçando a necessidade de um diálogo constante e construtivo entre todos os envolvidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.