A MEDIAÇÃO DO CONSULTOR PEDAGÓGICO NO DESENHO DE CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – O CASO DO SENAC SP
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130014 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1345 "inscrito_id" => 8525 "titulo" => "A MEDIAÇÃO DO CONSULTOR PEDAGÓGICO NO DESENHO DE CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – O CASO DO SENAC SP" "resumo" => "Este trabalho aborda a importância da educação profissional no Brasil, destacando o papel do Senac como uma instituição fundamental na formação de profissionais qualificados, principalmente por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). A pesquisa analisa o papel do consultor pedagógico (CP) na mediação do desenho coletivo de cursos, focando em suas funções essenciais e sua relevância no processo de construção de currículos inclusivos. O CP, no Senac SP, atua juntamente com o grupo de trabalho no desenvolvimento de produtos e serviços educacionais, construindo pontes entre docentes, alunos e o setor produtivo e contribuindo para a inovação, a equidade e a qualidade do ensino técnico. O estudo é baseado em uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso com pesquisador participante, fundamentada em autores como Carmem Andaló (mediação de grupos), Marianne Mille Bojer (diálogo), Dale Carnegie (escuta ativa) e Márcia Castilho de Sales (currículo e educação profissional). Os principais resultados indicam que a mediação, por meio do consultor pedagógico, contribui significativamente para a construção de cursos mais inclusivos e alinhados às necessidades do mercado de trabalho, aos modelos e propostas da instituição. A pesquisa também sugere que a colaboração entre diferentes atores do processo educativo é essencial para o sucesso dos programas de educação profissional, reforçando a necessidade de um diálogo constante e construtivo entre todos os envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID8525_TB1345_19032025084026.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CRISTINA ZERBO ROCCO LAHR" "autor_nome_curto" => "CRIS LAHR" "autor_email" => "maria.czrlahr@sp.senac.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC (SENACSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130014 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1345 "inscrito_id" => 8525 "titulo" => "A MEDIAÇÃO DO CONSULTOR PEDAGÓGICO NO DESENHO DE CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – O CASO DO SENAC SP" "resumo" => "Este trabalho aborda a importância da educação profissional no Brasil, destacando o papel do Senac como uma instituição fundamental na formação de profissionais qualificados, principalmente por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). A pesquisa analisa o papel do consultor pedagógico (CP) na mediação do desenho coletivo de cursos, focando em suas funções essenciais e sua relevância no processo de construção de currículos inclusivos. O CP, no Senac SP, atua juntamente com o grupo de trabalho no desenvolvimento de produtos e serviços educacionais, construindo pontes entre docentes, alunos e o setor produtivo e contribuindo para a inovação, a equidade e a qualidade do ensino técnico. O estudo é baseado em uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso com pesquisador participante, fundamentada em autores como Carmem Andaló (mediação de grupos), Marianne Mille Bojer (diálogo), Dale Carnegie (escuta ativa) e Márcia Castilho de Sales (currículo e educação profissional). Os principais resultados indicam que a mediação, por meio do consultor pedagógico, contribui significativamente para a construção de cursos mais inclusivos e alinhados às necessidades do mercado de trabalho, aos modelos e propostas da instituição. A pesquisa também sugere que a colaboração entre diferentes atores do processo educativo é essencial para o sucesso dos programas de educação profissional, reforçando a necessidade de um diálogo constante e construtivo entre todos os envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID8525_TB1345_19032025084026.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CRISTINA ZERBO ROCCO LAHR" "autor_nome_curto" => "CRIS LAHR" "autor_email" => "maria.czrlahr@sp.senac.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC (SENACSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }