Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO CHÃO QUE PISAMOS À SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE HISTÓRIA LOCAL E ENSINO DE HISTÓRIA EM DIÁLOGO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129967
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1277
    "inscrito_id" => 2336
    "titulo" => "DO CHÃO QUE PISAMOS À SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE HISTÓRIA LOCAL E ENSINO DE HISTÓRIA EM DIÁLOGO"
    "resumo" => "O presente relato surgiu do projeto intitulado Eu, cidade, poesia!, desenvolvido em parceria com professores de diferentes áreas do conhecimento que atuam na Escola de Referência em Ensino Médio Cel. Manoel de Souza Neto, da cidade de Manari – PE, tendo como objetivo discurtir não apenas nas aulas de História do Ensino Médio, a História, a cultura, a geografia e outros aspectos de relevância, como instrumento de pertença e de identidade, a fim de ressignificar os diversos estereótipos socais que permeiam a vivência dos estudantes, tendo em vista que o município, segundo dados estimativos do IBGE (2000), foi considerado o pior do Brasil para se viver, com um Índice de Desenvolvimento Humano considerado muito baixo. Para tanto, foi necessário incentivar as diversas habilidades dos estudantes e também a pesquisa de campo, com as chamadas caminhadas ecopedagógicas, para utilizar a realidade social a favor do conhecimento; bem como estimular a criatividade, a socialização, o processo de autoconhecimento e o trabalho em equipe de forma interdisciplinar. Realizou-se assim, uma pesquisa com os estudantes que estiveram envolvidos com as diversas atividades que foram realizadas no entorno do projeto, cujos dados extraídos preliminarmente do questionário aplicado foram interpretados por meio de uma abordagem qualitativa. Diante disso, verificou-se que o projeto e as diversas atividades realizadas contribuíram para ampliar o conhecimento e valorização da própria historicidade e também dos elementos culturais, especialmente os voltados para a cultura do vaqueiro, os quais permitiram concluir que o universo que norteia a convivência social, ambiental, cultural, econômica, geográfica e histórica dos estudantes é carregada por signos, simbolismos e observâncias latentes, pouco estudados pela própria comunidade escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID2336_TB1277_13032025114347.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS ANDRE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS"
    "autor_email" => "acarlos_correia@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129967
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1277
    "inscrito_id" => 2336
    "titulo" => "DO CHÃO QUE PISAMOS À SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE HISTÓRIA LOCAL E ENSINO DE HISTÓRIA EM DIÁLOGO"
    "resumo" => "O presente relato surgiu do projeto intitulado Eu, cidade, poesia!, desenvolvido em parceria com professores de diferentes áreas do conhecimento que atuam na Escola de Referência em Ensino Médio Cel. Manoel de Souza Neto, da cidade de Manari – PE, tendo como objetivo discurtir não apenas nas aulas de História do Ensino Médio, a História, a cultura, a geografia e outros aspectos de relevância, como instrumento de pertença e de identidade, a fim de ressignificar os diversos estereótipos socais que permeiam a vivência dos estudantes, tendo em vista que o município, segundo dados estimativos do IBGE (2000), foi considerado o pior do Brasil para se viver, com um Índice de Desenvolvimento Humano considerado muito baixo. Para tanto, foi necessário incentivar as diversas habilidades dos estudantes e também a pesquisa de campo, com as chamadas caminhadas ecopedagógicas, para utilizar a realidade social a favor do conhecimento; bem como estimular a criatividade, a socialização, o processo de autoconhecimento e o trabalho em equipe de forma interdisciplinar. Realizou-se assim, uma pesquisa com os estudantes que estiveram envolvidos com as diversas atividades que foram realizadas no entorno do projeto, cujos dados extraídos preliminarmente do questionário aplicado foram interpretados por meio de uma abordagem qualitativa. Diante disso, verificou-se que o projeto e as diversas atividades realizadas contribuíram para ampliar o conhecimento e valorização da própria historicidade e também dos elementos culturais, especialmente os voltados para a cultura do vaqueiro, os quais permitiram concluir que o universo que norteia a convivência social, ambiental, cultural, econômica, geográfica e histórica dos estudantes é carregada por signos, simbolismos e observâncias latentes, pouco estudados pela própria comunidade escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID2336_TB1277_13032025114347.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS ANDRE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS"
    "autor_email" => "acarlos_correia@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente relato surgiu do projeto intitulado Eu, cidade, poesia!, desenvolvido em parceria com professores de diferentes áreas do conhecimento que atuam na Escola de Referência em Ensino Médio Cel. Manoel de Souza Neto, da cidade de Manari – PE, tendo como objetivo discurtir não apenas nas aulas de História do Ensino Médio, a História, a cultura, a geografia e outros aspectos de relevância, como instrumento de pertença e de identidade, a fim de ressignificar os diversos estereótipos socais que permeiam a vivência dos estudantes, tendo em vista que o município, segundo dados estimativos do IBGE (2000), foi considerado o pior do Brasil para se viver, com um Índice de Desenvolvimento Humano considerado muito baixo. Para tanto, foi necessário incentivar as diversas habilidades dos estudantes e também a pesquisa de campo, com as chamadas caminhadas ecopedagógicas, para utilizar a realidade social a favor do conhecimento; bem como estimular a criatividade, a socialização, o processo de autoconhecimento e o trabalho em equipe de forma interdisciplinar. Realizou-se assim, uma pesquisa com os estudantes que estiveram envolvidos com as diversas atividades que foram realizadas no entorno do projeto, cujos dados extraídos preliminarmente do questionário aplicado foram interpretados por meio de uma abordagem qualitativa. Diante disso, verificou-se que o projeto e as diversas atividades realizadas contribuíram para ampliar o conhecimento e valorização da própria historicidade e também dos elementos culturais, especialmente os voltados para a cultura do vaqueiro, os quais permitiram concluir que o universo que norteia a convivência social, ambiental, cultural, econômica, geográfica e histórica dos estudantes é carregada por signos, simbolismos e observâncias latentes, pouco estudados pela própria comunidade escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.