Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA ADAPTADA PARA ALUNOS COM AUTISMO: ESTRATÉGIAS E RECURSOS PARA APRENDER GEOGRAFIA DE FORMA SIGNIFICATIVA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do desenvolvimento do cérebro que afeta principalmente a comunicação e a interação social, geralmente de crianças e adolescentes. Visto isso é de suma importância que temas como educação adaptada faça parte do currículo escolar. Este estudo tem como objetivo investigar estratégias e recursos didáticos para o ensino de Geografia a alunos com TEA no contexto da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Doutor José Dantas Pinheiro, com alunos do ensino fundamental. A pesquisa busca com o auxilio da pedagogia adaptar o conteúdo geográfico, visando a promoção de uma aprendizagem significativa para esses alunos, considerando suas particularidades cognitivas e sensoriais. Para que isso fosse possível foi usada uma abordagem teórica-metodológica fundamentada em autores como CUNHA (2017), MELO; SAMPAIO (2014), que debatem temas de autismo e inclusão, assim como formação de professores de geografia, como diversos outros que abordem de forma significativa este tema. O estudo propõe a utilização de recursos visuais, como mapas, imagens e vídeos, além de atividades práticas como jogos, para facilitar a compreensão dos conceitos geográficos e estimular a participação ativa dos alunos. Os resultados demonstram que a aplicação dessas estratégias contribui para o desenvolvimento das habilidades espaciais e geográficas dos alunos autistas, promovendo uma aprendizagem mais acessível e inclusiva. O estudo também revela a tamanha importância de uma abordagem individualizada e de ambientes estruturados, que respeitem as necessidades sensoriais e cognitivas dos estudantes, favorecendo sua autonomia e participação nas atividades escolares.

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