Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCRITAS DE SI COMO MEDIÇÃO DO PROCESSO INTEGRADOR DO ENSINO MÉDIO/TÉCNICO NO IFPB.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129699
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 944
    "inscrito_id" => 4384
    "titulo" => "ESCRITAS DE SI COMO MEDIÇÃO DO PROCESSO INTEGRADOR DO ENSINO MÉDIO/TÉCNICO NO IFPB."
    "resumo" => "O estudo investiga experiências vivenciadas em turmas do 3º Ano nos cursos de Ensino Médio Integrado do IFPB, na disciplina de Filosofia. Com base na estética da existência preconizada por Michel Foucault, os estudantes produziram Escritas de Si onde exteriorização suas impressões finais sobre os três anos de ensino e aprendizado na Rede Federal EPT. O objetivo foi medir como os discentes entendem o processo integrador da Educação Básica e Profissional, tendo em vista que não se percebe com muita clareza a integração entre formação geral (disciplinas do EM) e formação técnica nessas instituições. Para tanto, foi necessário iniciar os alunos nas hypomnemata (cadernos de anotação), como meio para rememorar as experiências no campus; produzir ensaios filosóficos sobre si, onde se sentiram a vontade para expressar suas críticas, realizações e frustrações; compartilhar as Escritas de Si para a sala de aula em círculos de diálogo. Realizou-se assim, uma observação participante que envolveu a interação de todos da sala de aula, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa dos textos. Diante disso, verificou-se que muitos estudantes não conseguem sequer identificar o que é a integração entre Ensino Médio e Técnico; aqueles que identificam a integração a percebem com mais ênfase nas disciplinas que envolvem as Ciências da Natureza e algumas disciplinas da área técnica, a depender do curso; na maioria das vezes os discentes aproveitam a Escrita de Si para falar dos relacionamentos com colegas e professores que mais os afetaram durante os três anos de estudo. Tudo isso permitiu concluir que falta à Rede Federal EPT a disseminação para os discentes da importância de se compreender o que é e para que serve o processo integrador e quais as estratégias da instituição para aperfeiçoar essa conexão entre formação para a vida e para o trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID4384_TB944_17032025090416.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEGLEY ANDRADE DE LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "JOSEGLEY"
    "autor_email" => "josegley.lucena@ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129699
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 944
    "inscrito_id" => 4384
    "titulo" => "ESCRITAS DE SI COMO MEDIÇÃO DO PROCESSO INTEGRADOR DO ENSINO MÉDIO/TÉCNICO NO IFPB."
    "resumo" => "O estudo investiga experiências vivenciadas em turmas do 3º Ano nos cursos de Ensino Médio Integrado do IFPB, na disciplina de Filosofia. Com base na estética da existência preconizada por Michel Foucault, os estudantes produziram Escritas de Si onde exteriorização suas impressões finais sobre os três anos de ensino e aprendizado na Rede Federal EPT. O objetivo foi medir como os discentes entendem o processo integrador da Educação Básica e Profissional, tendo em vista que não se percebe com muita clareza a integração entre formação geral (disciplinas do EM) e formação técnica nessas instituições. Para tanto, foi necessário iniciar os alunos nas hypomnemata (cadernos de anotação), como meio para rememorar as experiências no campus; produzir ensaios filosóficos sobre si, onde se sentiram a vontade para expressar suas críticas, realizações e frustrações; compartilhar as Escritas de Si para a sala de aula em círculos de diálogo. Realizou-se assim, uma observação participante que envolveu a interação de todos da sala de aula, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa dos textos. Diante disso, verificou-se que muitos estudantes não conseguem sequer identificar o que é a integração entre Ensino Médio e Técnico; aqueles que identificam a integração a percebem com mais ênfase nas disciplinas que envolvem as Ciências da Natureza e algumas disciplinas da área técnica, a depender do curso; na maioria das vezes os discentes aproveitam a Escrita de Si para falar dos relacionamentos com colegas e professores que mais os afetaram durante os três anos de estudo. Tudo isso permitiu concluir que falta à Rede Federal EPT a disseminação para os discentes da importância de se compreender o que é e para que serve o processo integrador e quais as estratégias da instituição para aperfeiçoar essa conexão entre formação para a vida e para o trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID4384_TB944_17032025090416.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEGLEY ANDRADE DE LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "JOSEGLEY"
    "autor_email" => "josegley.lucena@ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O estudo investiga experiências vivenciadas em turmas do 3º Ano nos cursos de Ensino Médio Integrado do IFPB, na disciplina de Filosofia. Com base na estética da existência preconizada por Michel Foucault, os estudantes produziram Escritas de Si onde exteriorização suas impressões finais sobre os três anos de ensino e aprendizado na Rede Federal EPT. O objetivo foi medir como os discentes entendem o processo integrador da Educação Básica e Profissional, tendo em vista que não se percebe com muita clareza a integração entre formação geral (disciplinas do EM) e formação técnica nessas instituições. Para tanto, foi necessário iniciar os alunos nas hypomnemata (cadernos de anotação), como meio para rememorar as experiências no campus; produzir ensaios filosóficos sobre si, onde se sentiram a vontade para expressar suas críticas, realizações e frustrações; compartilhar as Escritas de Si para a sala de aula em círculos de diálogo. Realizou-se assim, uma observação participante que envolveu a interação de todos da sala de aula, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa dos textos. Diante disso, verificou-se que muitos estudantes não conseguem sequer identificar o que é a integração entre Ensino Médio e Técnico; aqueles que identificam a integração a percebem com mais ênfase nas disciplinas que envolvem as Ciências da Natureza e algumas disciplinas da área técnica, a depender do curso; na maioria das vezes os discentes aproveitam a Escrita de Si para falar dos relacionamentos com colegas e professores que mais os afetaram durante os três anos de estudo. Tudo isso permitiu concluir que falta à Rede Federal EPT a disseminação para os discentes da importância de se compreender o que é e para que serve o processo integrador e quais as estratégias da instituição para aperfeiçoar essa conexão entre formação para a vida e para o trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.