ENSINO DE CONCEITOS QUÍMICOS NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129581 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 788 "inscrito_id" => 7508 "titulo" => "ENSINO DE CONCEITOS QUÍMICOS NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS" "resumo" => "A aprendizagem na química é, muitas vezes, complexa, pela alta abstração exigida. Atividades experimentais podem auxiliar nesse processo, pois permitem interrelacionar aspectos macroscópicos, submicroscópicos e simbólicos. Entretanto, nem sempre as escolas possuem laboratórios e materiais específicos para isso. Assim, a presente pesquisa objetiva construir uma cartilha de atividades experimentais com foco em materiais alternativos, para o ensino de conceitos químicos no ensino médio, a partir de uma revisão bibliográfica (Etapa 1) e da análise de livros didáticos (Etapa 2). Neste trabalho, discutiremos os dados da Etapa 1. Para tal, realizou-se uma busca na Química Nova na Escola, importante periódico da área de Ensino de Química, da Sociedade Brasileira de Química, com os termos: experimentação, materiais alternativos e ensino de química. Os resultados foram refinados com a leitura do título e resumo. Verificou-se a publicação de 28 artigos, entre 2001 e 2023. A maioria concentra-se entre 2000 e 2009 (12), seguido por 2010 a 2019 (11) e 2020 a 2023 (5). Também observa-se que a maioria consta na seção “Experimentação do Ensino de Química” (18). Os trabalhos reportam atividades experimentais realizadas ou propostas no ensino fundamental (1), na 1ª série (13), 2ª série (10), e 3ª série (4) do ensino médio. Verificou-se uma ampla abordagem de conceitos químicos, especialmente sobre ácidos e bases, processos de separação, propriedades coligativas, eletroquímica, cinética, polaridade, polímeros, entre outros, bem como temáticas transversais como efeito estufa e óleos essenciais. Há maior incidência de artigos sobre ácidos e bases (6), separação de misturas (5), e eletroquímica (4). Diante dos resultados, conclui-se que, apesar da carência de propostas para alguns conteúdos, a literatura disponibiliza diversos caminhos para ensinar com materiais alternativos de baixo custo, mas são necessárias estratégias que levem efetivamente esse material aos professores. Assim, a cartilha auxiliará professores sem acesso a laboratórios e reagentes específicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID7508_TB788_04032025200211.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAUANNY DUARTE DE MORAES" "autor_nome_curto" => "KAUANNY" "autor_email" => "11827727900@edu.udesc.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129581 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 788 "inscrito_id" => 7508 "titulo" => "ENSINO DE CONCEITOS QUÍMICOS NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS" "resumo" => "A aprendizagem na química é, muitas vezes, complexa, pela alta abstração exigida. Atividades experimentais podem auxiliar nesse processo, pois permitem interrelacionar aspectos macroscópicos, submicroscópicos e simbólicos. Entretanto, nem sempre as escolas possuem laboratórios e materiais específicos para isso. Assim, a presente pesquisa objetiva construir uma cartilha de atividades experimentais com foco em materiais alternativos, para o ensino de conceitos químicos no ensino médio, a partir de uma revisão bibliográfica (Etapa 1) e da análise de livros didáticos (Etapa 2). Neste trabalho, discutiremos os dados da Etapa 1. Para tal, realizou-se uma busca na Química Nova na Escola, importante periódico da área de Ensino de Química, da Sociedade Brasileira de Química, com os termos: experimentação, materiais alternativos e ensino de química. Os resultados foram refinados com a leitura do título e resumo. Verificou-se a publicação de 28 artigos, entre 2001 e 2023. A maioria concentra-se entre 2000 e 2009 (12), seguido por 2010 a 2019 (11) e 2020 a 2023 (5). Também observa-se que a maioria consta na seção “Experimentação do Ensino de Química” (18). Os trabalhos reportam atividades experimentais realizadas ou propostas no ensino fundamental (1), na 1ª série (13), 2ª série (10), e 3ª série (4) do ensino médio. Verificou-se uma ampla abordagem de conceitos químicos, especialmente sobre ácidos e bases, processos de separação, propriedades coligativas, eletroquímica, cinética, polaridade, polímeros, entre outros, bem como temáticas transversais como efeito estufa e óleos essenciais. Há maior incidência de artigos sobre ácidos e bases (6), separação de misturas (5), e eletroquímica (4). Diante dos resultados, conclui-se que, apesar da carência de propostas para alguns conteúdos, a literatura disponibiliza diversos caminhos para ensinar com materiais alternativos de baixo custo, mas são necessárias estratégias que levem efetivamente esse material aos professores. Assim, a cartilha auxiliará professores sem acesso a laboratórios e reagentes específicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID7508_TB788_04032025200211.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAUANNY DUARTE DE MORAES" "autor_nome_curto" => "KAUANNY" "autor_email" => "11827727900@edu.udesc.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }