DISCURSOS E IDENTIDADE DOCENTE: CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129542 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 728 "inscrito_id" => 2340 "titulo" => "DISCURSOS E IDENTIDADE DOCENTE: CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "A identidade docente se constrói durante a trajetória profissional dos professores e é composta por múltiplos fatores; entre eles, as representações e os discursos sobre a docência. Configuram-se, assim, pelas narrativas sociais constituídas ao longo das interações profissionais historicamente determinadas. No campo da Educação Especial, esses discursos representam um papel importante para a consolidação ou fragilização da profissionalidade docente, que muitas vezes produzem sentidos parasitários em relação à formação, valor e condições de trabalho docente dessa categoria. Diante desse cenário, aborda-se a seguinte questão: como os discursos docentes influenciam a construção da identidade profissional e da profissionalidade dos professores da Educação Especial? Para conseguir responder a esta questão, este estudo tem como objetivo analisar as abordagens teóricas sobre a relação entre os discursos docentes e a construção da identidade profissional na Educação Especial, visando contribuir para a sistematização do referencial teórico de uma tese de doutorado em fase inicial. Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza qualitativa, pois é compreendida como um processo interpretativo voltado para a compreensão de fenômenos sociais, enfatizando a análise dos significados construídos pelos sujeitos e dos discursos que permeiam suas práticas (Villegas; González, 2009). Além disso, fundamenta-se enquanto pesquisa bibliográfica, que se caracteriza pela análise de produções acadêmicas já publicadas, com o objetivo de construir e sistematizar o conhecimento sobre um determinado tema (Gil, 2008). A pesquisa se apoia em autores como António Nóvoa, Maurice Tardif, Margarita Villegas e outros autores que discutem a construção da identidade docente, a influência dos discursos na docência e os desafios da profissionalidade dos professores da Educação Especial. Em suma, como ainda se trata de uma abordagem inicial, a presente investigação representa em um esforço organizativo do referencial teórico para compreender as implicações dos discursos docentes para a construção da identidade e profissionalização docente na Educação Especial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID2340_TB728_07032025100115.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHIRLEYANNE SANTOS AQUINO" "autor_nome_curto" => "SHIRLEYANNE" "autor_email" => "shirleyanneaquino@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129542 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 728 "inscrito_id" => 2340 "titulo" => "DISCURSOS E IDENTIDADE DOCENTE: CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "A identidade docente se constrói durante a trajetória profissional dos professores e é composta por múltiplos fatores; entre eles, as representações e os discursos sobre a docência. Configuram-se, assim, pelas narrativas sociais constituídas ao longo das interações profissionais historicamente determinadas. No campo da Educação Especial, esses discursos representam um papel importante para a consolidação ou fragilização da profissionalidade docente, que muitas vezes produzem sentidos parasitários em relação à formação, valor e condições de trabalho docente dessa categoria. Diante desse cenário, aborda-se a seguinte questão: como os discursos docentes influenciam a construção da identidade profissional e da profissionalidade dos professores da Educação Especial? Para conseguir responder a esta questão, este estudo tem como objetivo analisar as abordagens teóricas sobre a relação entre os discursos docentes e a construção da identidade profissional na Educação Especial, visando contribuir para a sistematização do referencial teórico de uma tese de doutorado em fase inicial. Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza qualitativa, pois é compreendida como um processo interpretativo voltado para a compreensão de fenômenos sociais, enfatizando a análise dos significados construídos pelos sujeitos e dos discursos que permeiam suas práticas (Villegas; González, 2009). Além disso, fundamenta-se enquanto pesquisa bibliográfica, que se caracteriza pela análise de produções acadêmicas já publicadas, com o objetivo de construir e sistematizar o conhecimento sobre um determinado tema (Gil, 2008). A pesquisa se apoia em autores como António Nóvoa, Maurice Tardif, Margarita Villegas e outros autores que discutem a construção da identidade docente, a influência dos discursos na docência e os desafios da profissionalidade dos professores da Educação Especial. Em suma, como ainda se trata de uma abordagem inicial, a presente investigação representa em um esforço organizativo do referencial teórico para compreender as implicações dos discursos docentes para a construção da identidade e profissionalização docente na Educação Especial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID2340_TB728_07032025100115.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHIRLEYANNE SANTOS AQUINO" "autor_nome_curto" => "SHIRLEYANNE" "autor_email" => "shirleyanneaquino@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }