ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ONG NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129363 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 461 "inscrito_id" => 5185 "titulo" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ONG NA AMAZÔNIA BRASILEIRA" "resumo" => "A Robótica Educacional (RE) tem se destacado como uma ferramenta essencial no desenvolvimento da aprendizagem metacognitiva dos alunos e conectado com a complexidade contemporânea diante a tecnologia, além de se configurar como uma oportunidade de atuação para professores de Ciências no mercado profissional, como um instrumento educacional inovador e ativo em suas práticas pedagógicas. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo avaliar a contribuição da Robótica educacional como estratégia de aprendizagem na resolução de problemas do ensino de Ciências, por meio de uma oficina de construção de robôs utilizando resíduos eletrônicos e Miriti (uma planta nativa da Amazônia). A pesquisa foi realizada com 5 alunos da Organização Não Governamental Inovação Gileade, localizada na região metropolitana de Belém do Pará, sede da COP 30. Adotamos a abordagem qualitativa para o desenvolvimento deste estudo. Os instrumentos de coleta de dados consistiram em um questionário semiestruturado, aplicado ao final do projeto, juntamente com as observações realizadas pelos pesquisadores durante o processo de construção dos robôs. A oficina de prototipagem de robôs, nesse cenário, revelou-se uma ferramenta promissora, capaz de estimular a aplicabilidade dos conceitos de eletricidade e desenvolvimento sustentável abordados na prática, despertando a criatividade, a reflexão crítica sobre o descarte de resíduos eletrônicos, além da valorização da cultura amazônica e inclusão, democratizando o acesso ao ensino de qualidade para os alunos em situação de vulnerabilidade econômica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID5185_TB461_19022025161722.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIAM CRISTIANO FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "WILLIAM FIGUEIR" "autor_email" => "william.crstiano@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129363 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 461 "inscrito_id" => 5185 "titulo" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ONG NA AMAZÔNIA BRASILEIRA" "resumo" => "A Robótica Educacional (RE) tem se destacado como uma ferramenta essencial no desenvolvimento da aprendizagem metacognitiva dos alunos e conectado com a complexidade contemporânea diante a tecnologia, além de se configurar como uma oportunidade de atuação para professores de Ciências no mercado profissional, como um instrumento educacional inovador e ativo em suas práticas pedagógicas. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo avaliar a contribuição da Robótica educacional como estratégia de aprendizagem na resolução de problemas do ensino de Ciências, por meio de uma oficina de construção de robôs utilizando resíduos eletrônicos e Miriti (uma planta nativa da Amazônia). A pesquisa foi realizada com 5 alunos da Organização Não Governamental Inovação Gileade, localizada na região metropolitana de Belém do Pará, sede da COP 30. Adotamos a abordagem qualitativa para o desenvolvimento deste estudo. Os instrumentos de coleta de dados consistiram em um questionário semiestruturado, aplicado ao final do projeto, juntamente com as observações realizadas pelos pesquisadores durante o processo de construção dos robôs. A oficina de prototipagem de robôs, nesse cenário, revelou-se uma ferramenta promissora, capaz de estimular a aplicabilidade dos conceitos de eletricidade e desenvolvimento sustentável abordados na prática, despertando a criatividade, a reflexão crítica sobre o descarte de resíduos eletrônicos, além da valorização da cultura amazônica e inclusão, democratizando o acesso ao ensino de qualidade para os alunos em situação de vulnerabilidade econômica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID5185_TB461_19022025161722.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIAM CRISTIANO FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "WILLIAM FIGUEIR" "autor_email" => "william.crstiano@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }