Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ONG NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129363
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 461
    "inscrito_id" => 5185
    "titulo" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ONG NA AMAZÔNIA BRASILEIRA"
    "resumo" => "A Robótica Educacional (RE) tem se destacado como uma ferramenta essencial no desenvolvimento da aprendizagem metacognitiva dos alunos e conectado com a complexidade contemporânea diante a tecnologia, além de se configurar como uma oportunidade de atuação para professores de Ciências no mercado profissional, como um instrumento educacional inovador e ativo em suas práticas pedagógicas. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo avaliar a contribuição da Robótica educacional como estratégia de aprendizagem na resolução de problemas do ensino de Ciências, por meio de uma oficina de construção de robôs utilizando resíduos eletrônicos e Miriti (uma planta nativa da Amazônia). A pesquisa foi realizada com 5 alunos da Organização Não Governamental Inovação Gileade, localizada na região metropolitana de Belém do Pará, sede da COP 30. Adotamos a abordagem qualitativa para o desenvolvimento deste estudo. Os instrumentos de coleta de dados consistiram em um questionário semiestruturado, aplicado ao final do projeto, juntamente com as observações realizadas pelos pesquisadores durante o processo de construção dos robôs. A oficina de prototipagem de robôs, nesse cenário, revelou-se uma ferramenta promissora, capaz de estimular a aplicabilidade dos conceitos de eletricidade e desenvolvimento sustentável abordados na prática, despertando a criatividade, a reflexão crítica sobre o descarte de resíduos eletrônicos, além da valorização da cultura amazônica e inclusão, democratizando o acesso ao ensino de qualidade para os alunos em situação de vulnerabilidade econômica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID5185_TB461_19022025161722.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILLIAM CRISTIANO FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "WILLIAM FIGUEIR"
    "autor_email" => "william.crstiano@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129363
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 461
    "inscrito_id" => 5185
    "titulo" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ONG NA AMAZÔNIA BRASILEIRA"
    "resumo" => "A Robótica Educacional (RE) tem se destacado como uma ferramenta essencial no desenvolvimento da aprendizagem metacognitiva dos alunos e conectado com a complexidade contemporânea diante a tecnologia, além de se configurar como uma oportunidade de atuação para professores de Ciências no mercado profissional, como um instrumento educacional inovador e ativo em suas práticas pedagógicas. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo avaliar a contribuição da Robótica educacional como estratégia de aprendizagem na resolução de problemas do ensino de Ciências, por meio de uma oficina de construção de robôs utilizando resíduos eletrônicos e Miriti (uma planta nativa da Amazônia). A pesquisa foi realizada com 5 alunos da Organização Não Governamental Inovação Gileade, localizada na região metropolitana de Belém do Pará, sede da COP 30. Adotamos a abordagem qualitativa para o desenvolvimento deste estudo. Os instrumentos de coleta de dados consistiram em um questionário semiestruturado, aplicado ao final do projeto, juntamente com as observações realizadas pelos pesquisadores durante o processo de construção dos robôs. A oficina de prototipagem de robôs, nesse cenário, revelou-se uma ferramenta promissora, capaz de estimular a aplicabilidade dos conceitos de eletricidade e desenvolvimento sustentável abordados na prática, despertando a criatividade, a reflexão crítica sobre o descarte de resíduos eletrônicos, além da valorização da cultura amazônica e inclusão, democratizando o acesso ao ensino de qualidade para os alunos em situação de vulnerabilidade econômica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID5185_TB461_19022025161722.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILLIAM CRISTIANO FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "WILLIAM FIGUEIR"
    "autor_email" => "william.crstiano@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Robótica Educacional (RE) tem se destacado como uma ferramenta essencial no desenvolvimento da aprendizagem metacognitiva dos alunos e conectado com a complexidade contemporânea diante a tecnologia, além de se configurar como uma oportunidade de atuação para professores de Ciências no mercado profissional, como um instrumento educacional inovador e ativo em suas práticas pedagógicas. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo avaliar a contribuição da Robótica educacional como estratégia de aprendizagem na resolução de problemas do ensino de Ciências, por meio de uma oficina de construção de robôs utilizando resíduos eletrônicos e Miriti (uma planta nativa da Amazônia). A pesquisa foi realizada com 5 alunos da Organização Não Governamental Inovação Gileade, localizada na região metropolitana de Belém do Pará, sede da COP 30. Adotamos a abordagem qualitativa para o desenvolvimento deste estudo. Os instrumentos de coleta de dados consistiram em um questionário semiestruturado, aplicado ao final do projeto, juntamente com as observações realizadas pelos pesquisadores durante o processo de construção dos robôs. A oficina de prototipagem de robôs, nesse cenário, revelou-se uma ferramenta promissora, capaz de estimular a aplicabilidade dos conceitos de eletricidade e desenvolvimento sustentável abordados na prática, despertando a criatividade, a reflexão crítica sobre o descarte de resíduos eletrônicos, além da valorização da cultura amazônica e inclusão, democratizando o acesso ao ensino de qualidade para os alunos em situação de vulnerabilidade econômica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.