Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA: DESAFIOS, REGULAMENTAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da educação especial que visa apoiar o desenvolvimento das potencialidades de alunos com necessidades especiais, sendo oferecido em contraturno ao ensino regular, e frequentemente confundido com o reforço escolar. A presente pesquisa tem como objetivo analisar como o AEE é ofertado nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) no município de Chapadinha, MA, e compreender a percepção e a representação dos professores especializados nesse contexto. A pesquisa busca responder questões centrais sobre a atuação desses educadores, como sua formação, práticas pedagógicas, desafios enfrentados e sua identidade profissional. A metodologia adotada envolve uma pesquisa bibliográfica e de campo, de caráter descritivo e com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários com 10 professores atuantes nos polos de AEE da rede pública municipal de Chapadinha. Os objetivos específicos incluem a análise do perfil dos professores, das práticas pedagógicas utilizadas, dos desafios encontrados e da percepção sobre a importância do AEE para a inclusão escolar. A escolha do tema se justifica pela relevância do AEE na garantia do direito à educação para alunos com necessidades especiais e pela contribuição que este estudo pode trazer para a compreensão da realidade local e o aprimoramento da prática educativa em contextos semelhantes. A análise dos dados revela um déficit na formação inicial dos profissionais, o que resulta na falta de um planejamento específico para atender às necessidades dos alunos do AEE. Assim, as considerações realizadas a partir dos dados obtidos evidenciam que a inclusão e o preparo profissional são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos com necessidades especiais no contexto escolar.

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