Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A POESIA COMO FERRAMENTA DE CRÍTICA SOCIAL A PARTIR DA OBRA “MORTE E VIDA SEVERINA”

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129330
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 414
    "inscrito_id" => 5757
    "titulo" => "A POESIA COMO FERRAMENTA DE CRÍTICA SOCIAL A PARTIR DA OBRA “MORTE E VIDA SEVERINA”"
    "resumo" => "Esta proposta é resultante da escrita e aplicação de uma proposta didática, baseada em ementas da BNCC. Tendo como objetivo principal a promoção da transcendência, sensibilização e o olhar crítico dos discentes do 2º ano do ensino médio a partir do gênero literário poema. Durante a aplicação da sequência, fez-se a conceituação do gênero selecionado e suas características, a conceituação e exposição de exemplos da linguagem conotativa e figuras de linguagem, formação de rodas de diálogos para exposição de conhecimentos prévios sobre a obra, leitura da obra selecionada e análise dos conceitos expostos anteriormente presentes na mesma. Além disso, fez-se durante as aulas uma interdisciplinaridade entre o ensino de pontos da linguagem, presentes no gênero escolhido, o contexto histórico e social da obra na disciplina de história e a produção artística através de pinturas que retratam o período histórico da mesma na disciplina de artes. Segundo Soares (2011, apud Silva,2019, p.82), é de extrema necessidade a investigação quanto ao ensino da literatura na escola, tendo em vista a promoção de uma ampliação do estudo do gênero poético no ensino básico, porém, durante a transposição ao livro didático, o gênero literário tem sofrido uma grande fragmentação na sua originalidade, pois, são adaptados a outros gêneros como: tirinha, prosa, etc... havendo com isso uma perca da compreensão da sua “essência”, vista através de elementos sonoros e de ritmo que só são vivenciados em sua forma primitiva. Após a aplicação da proposta, observou-se através das respostas aos exercícios uma mudança significativa no aspecto crítico-social por parte dos discentes, bem como um aumento na busca pela leitura de outras obras do gênero literário estudado, tendo em vista os aspectos transcendentais e de sensibilização presentes nas mesmas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID5757_TB414_17022025194413.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANILO LUCENA CHAGAS"
    "autor_nome_curto" => "DANILO"
    "autor_email" => "danilolucena138@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129330
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 414
    "inscrito_id" => 5757
    "titulo" => "A POESIA COMO FERRAMENTA DE CRÍTICA SOCIAL A PARTIR DA OBRA “MORTE E VIDA SEVERINA”"
    "resumo" => "Esta proposta é resultante da escrita e aplicação de uma proposta didática, baseada em ementas da BNCC. Tendo como objetivo principal a promoção da transcendência, sensibilização e o olhar crítico dos discentes do 2º ano do ensino médio a partir do gênero literário poema. Durante a aplicação da sequência, fez-se a conceituação do gênero selecionado e suas características, a conceituação e exposição de exemplos da linguagem conotativa e figuras de linguagem, formação de rodas de diálogos para exposição de conhecimentos prévios sobre a obra, leitura da obra selecionada e análise dos conceitos expostos anteriormente presentes na mesma. Além disso, fez-se durante as aulas uma interdisciplinaridade entre o ensino de pontos da linguagem, presentes no gênero escolhido, o contexto histórico e social da obra na disciplina de história e a produção artística através de pinturas que retratam o período histórico da mesma na disciplina de artes. Segundo Soares (2011, apud Silva,2019, p.82), é de extrema necessidade a investigação quanto ao ensino da literatura na escola, tendo em vista a promoção de uma ampliação do estudo do gênero poético no ensino básico, porém, durante a transposição ao livro didático, o gênero literário tem sofrido uma grande fragmentação na sua originalidade, pois, são adaptados a outros gêneros como: tirinha, prosa, etc... havendo com isso uma perca da compreensão da sua “essência”, vista através de elementos sonoros e de ritmo que só são vivenciados em sua forma primitiva. Após a aplicação da proposta, observou-se através das respostas aos exercícios uma mudança significativa no aspecto crítico-social por parte dos discentes, bem como um aumento na busca pela leitura de outras obras do gênero literário estudado, tendo em vista os aspectos transcendentais e de sensibilização presentes nas mesmas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID5757_TB414_17022025194413.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANILO LUCENA CHAGAS"
    "autor_nome_curto" => "DANILO"
    "autor_email" => "danilolucena138@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta proposta é resultante da escrita e aplicação de uma proposta didática, baseada em ementas da BNCC. Tendo como objetivo principal a promoção da transcendência, sensibilização e o olhar crítico dos discentes do 2º ano do ensino médio a partir do gênero literário poema. Durante a aplicação da sequência, fez-se a conceituação do gênero selecionado e suas características, a conceituação e exposição de exemplos da linguagem conotativa e figuras de linguagem, formação de rodas de diálogos para exposição de conhecimentos prévios sobre a obra, leitura da obra selecionada e análise dos conceitos expostos anteriormente presentes na mesma. Além disso, fez-se durante as aulas uma interdisciplinaridade entre o ensino de pontos da linguagem, presentes no gênero escolhido, o contexto histórico e social da obra na disciplina de história e a produção artística através de pinturas que retratam o período histórico da mesma na disciplina de artes. Segundo Soares (2011, apud Silva,2019, p.82), é de extrema necessidade a investigação quanto ao ensino da literatura na escola, tendo em vista a promoção de uma ampliação do estudo do gênero poético no ensino básico, porém, durante a transposição ao livro didático, o gênero literário tem sofrido uma grande fragmentação na sua originalidade, pois, são adaptados a outros gêneros como: tirinha, prosa, etc... havendo com isso uma perca da compreensão da sua “essência”, vista através de elementos sonoros e de ritmo que só são vivenciados em sua forma primitiva. Após a aplicação da proposta, observou-se através das respostas aos exercícios uma mudança significativa no aspecto crítico-social por parte dos discentes, bem como um aumento na busca pela leitura de outras obras do gênero literário estudado, tendo em vista os aspectos transcendentais e de sensibilização presentes nas mesmas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.