DIVERSIFICANDO O ENSINO DE ELETRÔNICA CIRCUITO RETIFICADOR COM LEDS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129234 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 285 "inscrito_id" => 3496 "titulo" => "DIVERSIFICANDO O ENSINO DE ELETRÔNICA CIRCUITO RETIFICADOR COM LEDS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA" "resumo" => "O presente artigo caracteriza-se como uma abordagem prática de ensino, sendo esta de caráter exploratório direcionado a eletrônica educacional em laboratório, o experimento consiste na formulação de uma ponte retificadora de onda completa utilizando LEDs em sua composição com o objetivo de demonstrar de maneira visual a conversão de uma corrente alternada (AC) em corrente contínua (CC). Sendo assim buscamos analisar se tal processo é uma alternativa viável a ser considerada como ferramenta didática. A compreensão do processo de retificação de corrente por meio de experimentos com emissores de luz indagou promover uma aprendizagem significativa aos alunos, demonstrando a troca de padrões cíclicos que aliado ao uso do osciloscópio promove uma experiência diversificada no estudo de sinais de oscilação característicos da corrente alternada, bem como aprimorar metodologias de ensino já existentes. Para o embasamento teórico foram consultados manuais de uso dos componentes utilizados, bem como a análise bibliográfica de desenvolvedores da área de ensino da eletrônica como Oliveira (2019) e Donoso (2008). Desta forma, a proposta destaca a relevância do uso de experimentos visuais e o aprimoramento de metodologias de ensino a fim de superar adversidades com conceitos técnicos complexos, fomentando a conexão entre teoria e prática no aprendizado a fim promover ambientes educacionais mais inclusivos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID3496_TB285_07022025195142.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULYANE RAYSSA MOURA GALDINO" "autor_nome_curto" => "JULYANE" "autor_email" => "julyane.g@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129234 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 285 "inscrito_id" => 3496 "titulo" => "DIVERSIFICANDO O ENSINO DE ELETRÔNICA CIRCUITO RETIFICADOR COM LEDS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA" "resumo" => "O presente artigo caracteriza-se como uma abordagem prática de ensino, sendo esta de caráter exploratório direcionado a eletrônica educacional em laboratório, o experimento consiste na formulação de uma ponte retificadora de onda completa utilizando LEDs em sua composição com o objetivo de demonstrar de maneira visual a conversão de uma corrente alternada (AC) em corrente contínua (CC). Sendo assim buscamos analisar se tal processo é uma alternativa viável a ser considerada como ferramenta didática. A compreensão do processo de retificação de corrente por meio de experimentos com emissores de luz indagou promover uma aprendizagem significativa aos alunos, demonstrando a troca de padrões cíclicos que aliado ao uso do osciloscópio promove uma experiência diversificada no estudo de sinais de oscilação característicos da corrente alternada, bem como aprimorar metodologias de ensino já existentes. Para o embasamento teórico foram consultados manuais de uso dos componentes utilizados, bem como a análise bibliográfica de desenvolvedores da área de ensino da eletrônica como Oliveira (2019) e Donoso (2008). Desta forma, a proposta destaca a relevância do uso de experimentos visuais e o aprimoramento de metodologias de ensino a fim de superar adversidades com conceitos técnicos complexos, fomentando a conexão entre teoria e prática no aprendizado a fim promover ambientes educacionais mais inclusivos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID3496_TB285_07022025195142.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULYANE RAYSSA MOURA GALDINO" "autor_nome_curto" => "JULYANE" "autor_email" => "julyane.g@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }