Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129186
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 222
    "inscrito_id" => 4047
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS"
    "resumo" => "A educação linguística, como outras áreas de atuação do professor, é desafiadora, principalmente em se tratando do ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Em um momento ainda considerado de pós-pandemia, buscar formas para o êxito no processo de alfabetização e letramento precisa ser encampado por governos, instituições educacionais e sociedade civil. Esse quadro traz, para pesquisadores(as) e professores(as) preocupações ao mesmo tempo que estímulo para encontrar alternativas que apontem mudanças significativas para quem, como docente do ensino fundamental anos finais, têm na sala de aula o desafio de formar leitores. Este trabalho objetiva discutir a introdução de uma pesquisa-ação preocupada com a capacidade leitora de uma turma do 6º ano de uma escola pública estadual no Recife. Sob uma base etnográfica e qualitativa, será realizada uma inserção no chão da escola, buscando-se a partir da ecologia escolar (re)conhecer gostos, dificuldades (ou não) de leitura da turma. Como hipótese, espera-se encontrar estudantes com dificuldades acentuadas na consolidação da alfabetização e com dificuldade na leitura e na escrita, tendo em vista que esses estavam no início da pandemia da Covid 19 no Brasil, em 2020, no primeiro ano do ensino básico. A partir da inserção de dois licenciandos de letras na turma, na rotina escolar, em uma observação participante e de pesquisa-ação com aplicação de atividades lúdicas, serão realizadas diagnoses da turma, formação de grupos específicos, considerando-se o nível de alfabetização e letramento. Espera-se com a pesquisa avançar na discussão sobre dificuldades no processo de ensino de língua portuguesa e de letramento nos anos finais do fundamental, mas, especialmente, discutir as propostas de atividades, sua recepção em sala de aula em prol da melhoria da competência leitora e da entrada do alunado no mundo da leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID4047_TB222_22022025123910.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRA HELENA DIAS DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "SANDRA"
    "autor_email" => "sandra.dmelo@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129186
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 222
    "inscrito_id" => 4047
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS"
    "resumo" => "A educação linguística, como outras áreas de atuação do professor, é desafiadora, principalmente em se tratando do ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Em um momento ainda considerado de pós-pandemia, buscar formas para o êxito no processo de alfabetização e letramento precisa ser encampado por governos, instituições educacionais e sociedade civil. Esse quadro traz, para pesquisadores(as) e professores(as) preocupações ao mesmo tempo que estímulo para encontrar alternativas que apontem mudanças significativas para quem, como docente do ensino fundamental anos finais, têm na sala de aula o desafio de formar leitores. Este trabalho objetiva discutir a introdução de uma pesquisa-ação preocupada com a capacidade leitora de uma turma do 6º ano de uma escola pública estadual no Recife. Sob uma base etnográfica e qualitativa, será realizada uma inserção no chão da escola, buscando-se a partir da ecologia escolar (re)conhecer gostos, dificuldades (ou não) de leitura da turma. Como hipótese, espera-se encontrar estudantes com dificuldades acentuadas na consolidação da alfabetização e com dificuldade na leitura e na escrita, tendo em vista que esses estavam no início da pandemia da Covid 19 no Brasil, em 2020, no primeiro ano do ensino básico. A partir da inserção de dois licenciandos de letras na turma, na rotina escolar, em uma observação participante e de pesquisa-ação com aplicação de atividades lúdicas, serão realizadas diagnoses da turma, formação de grupos específicos, considerando-se o nível de alfabetização e letramento. Espera-se com a pesquisa avançar na discussão sobre dificuldades no processo de ensino de língua portuguesa e de letramento nos anos finais do fundamental, mas, especialmente, discutir as propostas de atividades, sua recepção em sala de aula em prol da melhoria da competência leitora e da entrada do alunado no mundo da leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID4047_TB222_22022025123910.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRA HELENA DIAS DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "SANDRA"
    "autor_email" => "sandra.dmelo@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação linguística, como outras áreas de atuação do professor, é desafiadora, principalmente em se tratando do ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Em um momento ainda considerado de pós-pandemia, buscar formas para o êxito no processo de alfabetização e letramento precisa ser encampado por governos, instituições educacionais e sociedade civil. Esse quadro traz, para pesquisadores(as) e professores(as) preocupações ao mesmo tempo que estímulo para encontrar alternativas que apontem mudanças significativas para quem, como docente do ensino fundamental anos finais, têm na sala de aula o desafio de formar leitores. Este trabalho objetiva discutir a introdução de uma pesquisa-ação preocupada com a capacidade leitora de uma turma do 6º ano de uma escola pública estadual no Recife. Sob uma base etnográfica e qualitativa, será realizada uma inserção no chão da escola, buscando-se a partir da ecologia escolar (re)conhecer gostos, dificuldades (ou não) de leitura da turma. Como hipótese, espera-se encontrar estudantes com dificuldades acentuadas na consolidação da alfabetização e com dificuldade na leitura e na escrita, tendo em vista que esses estavam no início da pandemia da Covid 19 no Brasil, em 2020, no primeiro ano do ensino básico. A partir da inserção de dois licenciandos de letras na turma, na rotina escolar, em uma observação participante e de pesquisa-ação com aplicação de atividades lúdicas, serão realizadas diagnoses da turma, formação de grupos específicos, considerando-se o nível de alfabetização e letramento. Espera-se com a pesquisa avançar na discussão sobre dificuldades no processo de ensino de língua portuguesa e de letramento nos anos finais do fundamental, mas, especialmente, discutir as propostas de atividades, sua recepção em sala de aula em prol da melhoria da competência leitora e da entrada do alunado no mundo da leitura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.