O MOVIMENTO SOCIAL COMO ESPAÇO EDUCATIVO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA: PRATICA EDUCATIVA EM CASTELO DO PIAUÍ.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129104 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 104 "inscrito_id" => 2158 "titulo" => "O MOVIMENTO SOCIAL COMO ESPAÇO EDUCATIVO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA: PRATICA EDUCATIVA EM CASTELO DO PIAUÍ." "resumo" => "O presente trabalho consiste em um relato de experiência por meio de uma prática pedagógica intitulada “I Circuito de Sociologia CETI Cônego Cardoso: Educação popular e juventude” executado com os alunos da 2ª série do ensino médio na escola CETI Cônego Cardoso, situada na cidade Castelo do Piauí, no ano letivo de 2024 , tendo por objetivos: Destacar a importância da dimensão educativa ( formal informal e educação popular) colaborando para se falar do papel dos movimentos sociais, Compreender por meio de educação popular emancipadora a possibilidade de se ter uma prática educativa com aprendizagens significativas, onde nesse contexto os movimentos sociais. Para Carrilo (2013) “A educação popular não é uma variante ou extensão da democratização da escola, e sim uma concepção emancipadora que busca transformar a ordem social e o próprio sistema educacional”. Como estrategia medotologica foi abordado durante as aulas de Sociologia os movimentos socias e sua importância para sociedade com produções textuais , roda de conversas e a confecção de murais informativos a serem expostos no I circuito de Sociologia da escola. Consideramos que as estratégias pedagógicas tais como as descritas nesse relato de experiência proporcionaram que os alunos compreendessem em primeiro lugar o seu papel na sociedade e como os mesmos podem contribuir para propagação das bandeiras levantadas pelos diversos movimentos sociais , foi notado não apenas o empenho dos alunos em discutir a temática, mas também habilidades socioemocionais que ambos demostraram já terem como, por exemplo a consciência social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID2158_TB104_17012025145332.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO WILLIAM ARAUJO LIARTE" "autor_nome_curto" => "William Liarte" "autor_email" => "willliarte@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129104 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 104 "inscrito_id" => 2158 "titulo" => "O MOVIMENTO SOCIAL COMO ESPAÇO EDUCATIVO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA: PRATICA EDUCATIVA EM CASTELO DO PIAUÍ." "resumo" => "O presente trabalho consiste em um relato de experiência por meio de uma prática pedagógica intitulada “I Circuito de Sociologia CETI Cônego Cardoso: Educação popular e juventude” executado com os alunos da 2ª série do ensino médio na escola CETI Cônego Cardoso, situada na cidade Castelo do Piauí, no ano letivo de 2024 , tendo por objetivos: Destacar a importância da dimensão educativa ( formal informal e educação popular) colaborando para se falar do papel dos movimentos sociais, Compreender por meio de educação popular emancipadora a possibilidade de se ter uma prática educativa com aprendizagens significativas, onde nesse contexto os movimentos sociais. Para Carrilo (2013) “A educação popular não é uma variante ou extensão da democratização da escola, e sim uma concepção emancipadora que busca transformar a ordem social e o próprio sistema educacional”. Como estrategia medotologica foi abordado durante as aulas de Sociologia os movimentos socias e sua importância para sociedade com produções textuais , roda de conversas e a confecção de murais informativos a serem expostos no I circuito de Sociologia da escola. Consideramos que as estratégias pedagógicas tais como as descritas nesse relato de experiência proporcionaram que os alunos compreendessem em primeiro lugar o seu papel na sociedade e como os mesmos podem contribuir para propagação das bandeiras levantadas pelos diversos movimentos sociais , foi notado não apenas o empenho dos alunos em discutir a temática, mas também habilidades socioemocionais que ambos demostraram já terem como, por exemplo a consciência social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID2158_TB104_17012025145332.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO WILLIAM ARAUJO LIARTE" "autor_nome_curto" => "William Liarte" "autor_email" => "willliarte@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }