A DISCIPLINA FINANÇAS PESSOAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E A SUA INFLUÊNCIA NOS HÁBITOS FINANCEIROS DOS ESTUDANTES DESTE CURSO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129086 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 3101 "titulo" => "A DISCIPLINA FINANÇAS PESSOAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E A SUA INFLUÊNCIA NOS HÁBITOS FINANCEIROS DOS ESTUDANTES DESTE CURSO" "resumo" => "A educação financeira impacta toda a sociedade, uma vez que todos precisam tomar decisões desta natureza individualmente, ou em família, ou em parcerias comerciais. Decisões financeiras equivocadas provocam a inadimplência, aumentando o risco em transações comerciais e financeiras, elevando a taxa de juros e encarecendo esse tipo de operação. O tema abordado nesta pesquisa foi sobre Educação Financeira e teve como principal objetivo analisar se a disciplina Finanças Pessoais do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFRJ influencia os hábitos financeiros dos estudantes deste curso, tornando-os consumidores mais conscientes e com atitudes financeiras mais otimizadas. Para o levantamento dos dados quantitativos desta pesquisa descritiva, desenvolveu-se um questionário com vinte e uma questões fechadas que foi aplicado aos graduandos da UFRJ. Para o levantamento de dados qualitativos, foram aplicadas três entrevistas semiestruturadas com docentes de graduação em Ciências Contábeis da UFRJ. O referencial teórico baseou-se nas obras de Michael Apple, teórico de referência no campo curricular por sua particular preocupação em entender como a educação, ou a falta dela, age na economia e nas de Paulo Freire e Michael Young. Os resultados demonstraram que a disciplina Finanças Pessoais influenciou os hábitos financeiros dos estudantes deste curso nos quesitos organização financeira, preocupação com a futura aposentadoria, hábito de poupar dinheiro e pesquisar preços. A partir dos dados levantados, concluiu-se também que os estudantes que não cursaram Finanças Pessoais demonstraram baixo conhecimento financeiro e que quase a totalidade dos estudantes de outras carreiras desejariam cursá-la na graduação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID3101_TB76_11012025220633.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE ALVES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ELIANE ALVES" "autor_email" => "elianealves44@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129086 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 3101 "titulo" => "A DISCIPLINA FINANÇAS PESSOAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E A SUA INFLUÊNCIA NOS HÁBITOS FINANCEIROS DOS ESTUDANTES DESTE CURSO" "resumo" => "A educação financeira impacta toda a sociedade, uma vez que todos precisam tomar decisões desta natureza individualmente, ou em família, ou em parcerias comerciais. Decisões financeiras equivocadas provocam a inadimplência, aumentando o risco em transações comerciais e financeiras, elevando a taxa de juros e encarecendo esse tipo de operação. O tema abordado nesta pesquisa foi sobre Educação Financeira e teve como principal objetivo analisar se a disciplina Finanças Pessoais do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFRJ influencia os hábitos financeiros dos estudantes deste curso, tornando-os consumidores mais conscientes e com atitudes financeiras mais otimizadas. Para o levantamento dos dados quantitativos desta pesquisa descritiva, desenvolveu-se um questionário com vinte e uma questões fechadas que foi aplicado aos graduandos da UFRJ. Para o levantamento de dados qualitativos, foram aplicadas três entrevistas semiestruturadas com docentes de graduação em Ciências Contábeis da UFRJ. O referencial teórico baseou-se nas obras de Michael Apple, teórico de referência no campo curricular por sua particular preocupação em entender como a educação, ou a falta dela, age na economia e nas de Paulo Freire e Michael Young. Os resultados demonstraram que a disciplina Finanças Pessoais influenciou os hábitos financeiros dos estudantes deste curso nos quesitos organização financeira, preocupação com a futura aposentadoria, hábito de poupar dinheiro e pesquisar preços. A partir dos dados levantados, concluiu-se também que os estudantes que não cursaram Finanças Pessoais demonstraram baixo conhecimento financeiro e que quase a totalidade dos estudantes de outras carreiras desejariam cursá-la na graduação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID3101_TB76_11012025220633.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE ALVES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ELIANE ALVES" "autor_email" => "elianealves44@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }