O USO DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS DAS CRIANÇAS: UMA REFLEXÃO SOBRE COMO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS CONTRIBUI NESSE VIÉS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126568 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3926 "inscrito_id" => 2066 "titulo" => "O USO DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS DAS CRIANÇAS: UMA REFLEXÃO SOBRE COMO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS CONTRIBUI NESSE VIÉS" "resumo" => "A regulação emocional é crucial na infância, influenciando o bem-estar e o desenvolvimento social. A literatura infantil, em especial a contação de histórias, surge como ferramenta valiosa para auxiliar nesse processo, ao apresentar modelos e estratégias de enfrentamento emocional de forma acessível e lúdica. A crescente demanda por recursos que promovam a inteligência emocional na educação infantil justifica a investigação do potencial da literatura. Domingos (2024) evidencia que as crianças ao lerem ou ouvirem histórias, podem se identificar com os personagens citados e com suas emoções e sentimentos, desta forma se envolvem no enredo da história e aprendem com a mesma. Este artigo tem como objetivo analisar como a contação de histórias pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias de inteligência emocional em crianças. A pesquisa foi feita por meio de uma revisão bibliográfica, de cunho exploratório, que permite analisar o tema de forma ampliada e flexível. Os resultados deste estudo revelam que a utilização de livros com histórias com personagens que enfrentam e superam desafios emocionais são particularmente eficazes para a construção das competências emocionais nas crianças. Além disso, a identificação com esses personagens e a discussão sobre as estratégias utilizadas podem as auxiliar a internalizarem e aplicarem essas habilidades em suas próprias vidas. A interação entre o contador e o aluno, o uso de recursos visuais e atividades complementares também se mostram importantes para potencializar o impacto da contação de histórias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2066_TB3926_11112025112652.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WERLAN MORAIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WERLAN MORAIS" "autor_email" => "werlanmorais@unitins.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126568 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3926 "inscrito_id" => 2066 "titulo" => "O USO DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS DAS CRIANÇAS: UMA REFLEXÃO SOBRE COMO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS CONTRIBUI NESSE VIÉS" "resumo" => "A regulação emocional é crucial na infância, influenciando o bem-estar e o desenvolvimento social. A literatura infantil, em especial a contação de histórias, surge como ferramenta valiosa para auxiliar nesse processo, ao apresentar modelos e estratégias de enfrentamento emocional de forma acessível e lúdica. A crescente demanda por recursos que promovam a inteligência emocional na educação infantil justifica a investigação do potencial da literatura. Domingos (2024) evidencia que as crianças ao lerem ou ouvirem histórias, podem se identificar com os personagens citados e com suas emoções e sentimentos, desta forma se envolvem no enredo da história e aprendem com a mesma. Este artigo tem como objetivo analisar como a contação de histórias pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias de inteligência emocional em crianças. A pesquisa foi feita por meio de uma revisão bibliográfica, de cunho exploratório, que permite analisar o tema de forma ampliada e flexível. Os resultados deste estudo revelam que a utilização de livros com histórias com personagens que enfrentam e superam desafios emocionais são particularmente eficazes para a construção das competências emocionais nas crianças. Além disso, a identificação com esses personagens e a discussão sobre as estratégias utilizadas podem as auxiliar a internalizarem e aplicarem essas habilidades em suas próprias vidas. A interação entre o contador e o aluno, o uso de recursos visuais e atividades complementares também se mostram importantes para potencializar o impacto da contação de histórias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2066_TB3926_11112025112652.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WERLAN MORAIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WERLAN MORAIS" "autor_email" => "werlanmorais@unitins.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }