Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA ÁREA DE MATEMÁTICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A absorção do pensamento computacional(PC) pela Base Nacional Comum Curricular acarretou na sua inclusão nos materiais aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), em toda Educação Básica brasileira, sobretudo na última de suas etapas e na área de Matemática. Cientes disto, objetivamos neste artigo analisar as implicações da inclusão do PC para a formação dos professores desta disciplina no Novo Ensino Médio. Para isso, tomamos como parâmetro os recursos pedagógicos indicados nas atividades que exploram esse novo conteúdo em Obras Didáticas atualmente em uso, o que configura em termos procedimentais a nossa investigação como bibliográfica. A abordagem que adotamos é a qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Os dados foram tratados à luz da Analise de Conteúdo, de Laurence Bardin, e os resultados apontaram diversas implicações para a formação dos referidos professores para ensinar esta temática, das quais se destacam: 1) a aprendizagem do conteúdo em si; 2) a compreensão de suas aproximações e distanciamentos com o pensamento matemático; 3) o domínio pedagógico de tecnologias digitais como o Geogebra, planilhas eletrônicas, o Arduino e o Scratch; e também de recursos desplugados; e 4) o conhecimento de outros saberes e práticas de natureza computacional, tais como os princípios básicos do uso e aplicação de linguagens de programação.

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