PAULO FREIRE NO BRASIL E NO EXTERIOR: A LEITURA FORA DE LUGAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128969 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9700 "inscrito_id" => 21256 "titulo" => "PAULO FREIRE NO BRASIL E NO EXTERIOR: A LEITURA FORA DE LUGAR" "resumo" => "A emergência da educação popular na América Latina dos anos 60 tem Paulo Freire e seu Pedagogia do Oprimido como referência teórica fundamental e aponta para uma ligação epistemológica entre educação e política. O sujeito histórico das lutas no continente proporcionou aos educadores do período uma formulação estratégica e pedagógica que se concretiza na obra freireana. O problema da direção do processo pedagógico se confunde com as contradições da própria direção política das lutas e nos convida a pensar sobre os caminhos e instrumentos para os aprendizados e as lutas que vivemos. A partir da interpretação criativa do marxismo freireano a pesquisa aproxima as contribuições de Marx, Engels e Rosa Luxemburgo do debate metodológico acerca do conceito de Pedagogia do Oprimido e de Páscoa, em Freire. Esse legado das lutas latino-americanas nos anos 60 se perdeu ???????com a derrota diante do contexto neoliberal e das (contra)reformas educacionais contemporâneas no Brasil. O artigo revela que o conteúdo crítico da obra vai muito além de grande parte da leitura que se faz do educador no Brasil, revelando uma situação sintomática em relação à sua apropriação. Isso pode ser observado pelos textos de alguns de seus principais intérpretes e pelos dados acerca das obras mais citadas de Freire no Brasil, que é consideravalemtne diferente das obras citadas no exterior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID21256_TB9700_29102025232306.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YAN CARAMEL ZEHURI" "autor_nome_curto" => "YAN" "autor_email" => "yancaramel@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128969 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9700 "inscrito_id" => 21256 "titulo" => "PAULO FREIRE NO BRASIL E NO EXTERIOR: A LEITURA FORA DE LUGAR" "resumo" => "A emergência da educação popular na América Latina dos anos 60 tem Paulo Freire e seu Pedagogia do Oprimido como referência teórica fundamental e aponta para uma ligação epistemológica entre educação e política. O sujeito histórico das lutas no continente proporcionou aos educadores do período uma formulação estratégica e pedagógica que se concretiza na obra freireana. O problema da direção do processo pedagógico se confunde com as contradições da própria direção política das lutas e nos convida a pensar sobre os caminhos e instrumentos para os aprendizados e as lutas que vivemos. A partir da interpretação criativa do marxismo freireano a pesquisa aproxima as contribuições de Marx, Engels e Rosa Luxemburgo do debate metodológico acerca do conceito de Pedagogia do Oprimido e de Páscoa, em Freire. Esse legado das lutas latino-americanas nos anos 60 se perdeu ???????com a derrota diante do contexto neoliberal e das (contra)reformas educacionais contemporâneas no Brasil. O artigo revela que o conteúdo crítico da obra vai muito além de grande parte da leitura que se faz do educador no Brasil, revelando uma situação sintomática em relação à sua apropriação. Isso pode ser observado pelos textos de alguns de seus principais intérpretes e pelos dados acerca das obras mais citadas de Freire no Brasil, que é consideravalemtne diferente das obras citadas no exterior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID21256_TB9700_29102025232306.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YAN CARAMEL ZEHURI" "autor_nome_curto" => "YAN" "autor_email" => "yancaramel@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }