Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ENCENAÇÃO DIDÁTICA COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DE GRADUANDOS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125514
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1530
    "inscrito_id" => 6367
    "titulo" => "A ENCENAÇÃO DIDÁTICA COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DE GRADUANDOS."
    "resumo" => "A formação de graduandos em licenciatura demanda práticas pedagógicas dinâmicas que estimulem a criatividade, a didática e a capacidade de adaptação em sala de aula. A disciplina eletiva Laboratório Didático, do Departamento Acadêmico de Biologia do Instituto Federal do Maranhão, campus São Luís Monte Castelo, desenvolve uma série de vivências para os graduandos participantes objetivando praticar a docência. Uma dessas práticas é a atividade "Encenação Didática" que propõem a simulação de aulas para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, utilizando técnicas sorteadas do livro Aula Nota 10. Essa obra apresenta estratégias que promovem o engajamento dos alunos e aprimoram a prática docente. Durante a atividade, o graduando assume o papel de professor, aplicando as técnicas sorteadas, enquanto os demais colegas, no papel de alunos, analisam e identificam as estratégias utilizadas, sob a orientação da professora. Esta pesquisa analisa a Encenação Didática durante quatro períodos letivos, sendo o último terminado em março de 2025. No total, são exploradas dez técnicas distintas: Certo é certo, Em suas marcas, Mais uma vez, Entendeu, Quadro = papel, Gancho, Todos juntos, Sem desculpas, Todo mundo escreve e Puxe mais. Essa abordagem proporcionou uma experiência prática e reflexiva, contribuindo para a formação de professores mais preparados para a sala de aula, além de promover a colaboração e a análise crítica das metodologias pedagógicas. Durante os períodos letivos, tivemos 32 graduandos inscritos na disciplina. A atividade demonstrou-se enriquecedora, trazendo dinamismo às aulas e incentivando a participação ativa de aproximadamente 90% dos alunos, que contribuíram com dúvidas e comentários. Além disso, a experiência foi fundamental para o desenvolvimento de habilidades essenciais à docência, como a organização da aula, a gestão do ambiente e a escuta ativa das percepções dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6367_TB1530_27102025111054.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRAZIELLE AMARAL CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "GRAZIELLE"
    "autor_email" => "graziellecastro@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125514
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1530
    "inscrito_id" => 6367
    "titulo" => "A ENCENAÇÃO DIDÁTICA COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DE GRADUANDOS."
    "resumo" => "A formação de graduandos em licenciatura demanda práticas pedagógicas dinâmicas que estimulem a criatividade, a didática e a capacidade de adaptação em sala de aula. A disciplina eletiva Laboratório Didático, do Departamento Acadêmico de Biologia do Instituto Federal do Maranhão, campus São Luís Monte Castelo, desenvolve uma série de vivências para os graduandos participantes objetivando praticar a docência. Uma dessas práticas é a atividade "Encenação Didática" que propõem a simulação de aulas para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, utilizando técnicas sorteadas do livro Aula Nota 10. Essa obra apresenta estratégias que promovem o engajamento dos alunos e aprimoram a prática docente. Durante a atividade, o graduando assume o papel de professor, aplicando as técnicas sorteadas, enquanto os demais colegas, no papel de alunos, analisam e identificam as estratégias utilizadas, sob a orientação da professora. Esta pesquisa analisa a Encenação Didática durante quatro períodos letivos, sendo o último terminado em março de 2025. No total, são exploradas dez técnicas distintas: Certo é certo, Em suas marcas, Mais uma vez, Entendeu, Quadro = papel, Gancho, Todos juntos, Sem desculpas, Todo mundo escreve e Puxe mais. Essa abordagem proporcionou uma experiência prática e reflexiva, contribuindo para a formação de professores mais preparados para a sala de aula, além de promover a colaboração e a análise crítica das metodologias pedagógicas. Durante os períodos letivos, tivemos 32 graduandos inscritos na disciplina. A atividade demonstrou-se enriquecedora, trazendo dinamismo às aulas e incentivando a participação ativa de aproximadamente 90% dos alunos, que contribuíram com dúvidas e comentários. Além disso, a experiência foi fundamental para o desenvolvimento de habilidades essenciais à docência, como a organização da aula, a gestão do ambiente e a escuta ativa das percepções dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6367_TB1530_27102025111054.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRAZIELLE AMARAL CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "GRAZIELLE"
    "autor_email" => "graziellecastro@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A formação de graduandos em licenciatura demanda práticas pedagógicas dinâmicas que estimulem a criatividade, a didática e a capacidade de adaptação em sala de aula. A disciplina eletiva Laboratório Didático, do Departamento Acadêmico de Biologia do Instituto Federal do Maranhão, campus São Luís Monte Castelo, desenvolve uma série de vivências para os graduandos participantes objetivando praticar a docência. Uma dessas práticas é a atividade "Encenação Didática" que propõem a simulação de aulas para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, utilizando técnicas sorteadas do livro Aula Nota 10. Essa obra apresenta estratégias que promovem o engajamento dos alunos e aprimoram a prática docente. Durante a atividade, o graduando assume o papel de professor, aplicando as técnicas sorteadas, enquanto os demais colegas, no papel de alunos, analisam e identificam as estratégias utilizadas, sob a orientação da professora. Esta pesquisa analisa a Encenação Didática durante quatro períodos letivos, sendo o último terminado em março de 2025. No total, são exploradas dez técnicas distintas: Certo é certo, Em suas marcas, Mais uma vez, Entendeu, Quadro = papel, Gancho, Todos juntos, Sem desculpas, Todo mundo escreve e Puxe mais. Essa abordagem proporcionou uma experiência prática e reflexiva, contribuindo para a formação de professores mais preparados para a sala de aula, além de promover a colaboração e a análise crítica das metodologias pedagógicas. Durante os períodos letivos, tivemos 32 graduandos inscritos na disciplina. A atividade demonstrou-se enriquecedora, trazendo dinamismo às aulas e incentivando a participação ativa de aproximadamente 90% dos alunos, que contribuíram com dúvidas e comentários. Além disso, a experiência foi fundamental para o desenvolvimento de habilidades essenciais à docência, como a organização da aula, a gestão do ambiente e a escuta ativa das percepções dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.