Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CLASSIFICAÇÕES DE TRIÂNGULOS POR MEIO DO JOGO CORRIDA HUMANA TRIANGULAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo abrange uma pesquisa situada no GT 13 – Educação Matemática visando dissertar sobre uma oficina pedagógica realizada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Matemática, da Universidade Federal da Paraíba/campus IV, desenvolvida em uma Escola Cidadã Integral da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, localizada na região do Vale do Mamanguape. Os fundamentos teórico-metodológicos vinculam-se ao uso de jogos no Ensino e Aprendizagem da Matemática, à Base Nacional Comum Curricular e à pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. A oficina foi desenvolvida em duas turmas de 2º ano do Ensino Médio em horários diferentes, versou sobre a classificação de triângulos e apresentou como estratégia metodológica o jogo “Corrida Humana Triangular”. Os estudantes presentes foram divididos em 4 grupos e cada um foi representado por uma cor diferente. Utilizamos uma roleta digital para selecionar o grupo que iria responder uma das 36 perguntas selecionadas a respeito do conteúdo com o risco de perder as fichas recebidas ou ganhar mais delas a medida em que acertavam ou erravam. Essas fichas foram uma espécie de pontuação física a fim de estabelecer o grupo vencedor pela quantidade maior de fichas recebidas. Com base em observações e aplicação de um questionário contendo 9 perguntas aos 31 estudantes participantes, podemos inferir que o uso desse jogo se mostrou pertinente para o ensino de classificações de triângulos e (re)composição de aprendizagens de maneira colaborativa e lúdica. A oficina também evidenciou um trabalho colaborativo entre os pibidianos e o professor das turmas e a necessidade de atividades pedagógicas complementares que possibilitem melhor compreensão sobre a classificação dos triângulos quanto aos ângulos e lados.

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