AUTISMO E RACISMO: DESIGUALDADES ENFRENTADAS POR AUTISTAS NEGROS, EM RELAÇÃO À INCLUSÃO ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128143 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7648 "inscrito_id" => 16313 "titulo" => "AUTISMO E RACISMO: DESIGUALDADES ENFRENTADAS POR AUTISTAS NEGROS, EM RELAÇÃO À INCLUSÃO ESCOLAR" "resumo" => "Um relatório, publicado no Brasil, revelou que 40,33% das pessoas com deficiência, que estão matriculadas na educação básica, são pretas. O racismo somado ao preconceito dirigido a pessoas com deficiência, como o autismo, muitas vezes pode prejudicar a inclusão escolar dos estudantes autistas e negros. O objetivo deste trabalho foi investigar as desigualdades enfrentadas por autistas negros, em relação à inclusão escolar. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática integrativa. A busca bibliográfica foi realizada nas seguintes bases de dados: Portal de Periódicos CAPES, Eric, Google Acadêmico, Biblioteca Virtual da Saúde, SAGE Journals, Taylor & Francis Online Journals e MEDLINE/PubMed. Utilizando os descritores e operadores boleanos em inglês “autism” AND “racism” e em português “autismo” AND “negros” e também “TEA” AND “racismo”. Selecionamos o filtro de busca, para artigos publicados entre 2020 e 2025, foram encontrados 85 artigos e após a leitura de títulos, resumos, exclusão de textos inacessíveis e duplicatas, foram selecionados 6 artigos. Crianças negras geralmente têm o diagnóstico de TEA comprometido e menos chances de serem diagnosticadas corretamente. Isso ocorre, pois o médico especialista ao investigar transtornos em crianças negras, geralmente associa o quadro clínico a Transtornos de Conduta ou problemas comportamentais, além de pressupor, de maneira racista, que a estrutura familiar da criança não é adequada. O racismo somado ao preconceito dirigido a pessoas com deficiência, muitas vezes pode prejudicar a inclusão escolar dos estudantes autistas negros. A carência de estudos sobre autismo, racismo e inclusão escolar, evidenciam a necessidade de trabalhar as relações étnico-raciais no currículo acadêmico dos cursos de licenciatura, visando o atendimento adequado aos estudantes. A invisibilização de autistas negros, tem levado à negligência dos sistemas de educação e saúde, aumentando às desigualdade e a exclusão social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16313_TB7648_30102025213232.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAÍS GOMES MIRANDA VENEZA" "autor_nome_curto" => "LAÍS VENEZA" "autor_email" => "laisgmveneza@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128143 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7648 "inscrito_id" => 16313 "titulo" => "AUTISMO E RACISMO: DESIGUALDADES ENFRENTADAS POR AUTISTAS NEGROS, EM RELAÇÃO À INCLUSÃO ESCOLAR" "resumo" => "Um relatório, publicado no Brasil, revelou que 40,33% das pessoas com deficiência, que estão matriculadas na educação básica, são pretas. O racismo somado ao preconceito dirigido a pessoas com deficiência, como o autismo, muitas vezes pode prejudicar a inclusão escolar dos estudantes autistas e negros. O objetivo deste trabalho foi investigar as desigualdades enfrentadas por autistas negros, em relação à inclusão escolar. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática integrativa. A busca bibliográfica foi realizada nas seguintes bases de dados: Portal de Periódicos CAPES, Eric, Google Acadêmico, Biblioteca Virtual da Saúde, SAGE Journals, Taylor & Francis Online Journals e MEDLINE/PubMed. Utilizando os descritores e operadores boleanos em inglês “autism” AND “racism” e em português “autismo” AND “negros” e também “TEA” AND “racismo”. Selecionamos o filtro de busca, para artigos publicados entre 2020 e 2025, foram encontrados 85 artigos e após a leitura de títulos, resumos, exclusão de textos inacessíveis e duplicatas, foram selecionados 6 artigos. Crianças negras geralmente têm o diagnóstico de TEA comprometido e menos chances de serem diagnosticadas corretamente. Isso ocorre, pois o médico especialista ao investigar transtornos em crianças negras, geralmente associa o quadro clínico a Transtornos de Conduta ou problemas comportamentais, além de pressupor, de maneira racista, que a estrutura familiar da criança não é adequada. O racismo somado ao preconceito dirigido a pessoas com deficiência, muitas vezes pode prejudicar a inclusão escolar dos estudantes autistas negros. A carência de estudos sobre autismo, racismo e inclusão escolar, evidenciam a necessidade de trabalhar as relações étnico-raciais no currículo acadêmico dos cursos de licenciatura, visando o atendimento adequado aos estudantes. A invisibilização de autistas negros, tem levado à negligência dos sistemas de educação e saúde, aumentando às desigualdade e a exclusão social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16313_TB7648_30102025213232.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAÍS GOMES MIRANDA VENEZA" "autor_nome_curto" => "LAÍS VENEZA" "autor_email" => "laisgmveneza@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }