A IMPORTÂNCIA DE AULAS DE CAMPO E ATIVIDADES PRÁTICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DE ENSINO DE BOTÂNICA
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Este artigo tem como objetivo destacar a importância dessas metodologias no ensino de Botânica, com base em uma experiência vivenciada na disciplina de Ensino de Botânica da pós-graduação em Ensino de Ciências da UNIFAFIRE. A prática ocorreu em setembro de 2024, envolvendo aula de campo na praia do Pina-PE e aula prática em laboratório. Foram coletadas macroalgas com maré baixa, utilizando observação participante, registro fotográfico e coleta de amostras. A atividade prática de coleta e produção de exsicatas de macroalgas foi amplamente reconhecida por sua viabilidade e impacto no ensino de Botânica. A atividade incentivou a aprendizagem ativa, o compartilhamento de conhecimentos e o protagonismo docente. Por fim, os relatos evidenciam o valor das metodologias práticas, como aulas de campo e laboratoriais, na formação continuada, destacando o professor como autor e investigador do próprio ensino. 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