Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DE AULAS DE CAMPO E ATIVIDADES PRÁTICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DE ENSINO DE BOTÂNICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128849
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9400
    "inscrito_id" => 18323
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE AULAS DE CAMPO E ATIVIDADES PRÁTICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DE ENSINO DE BOTÂNICA"
    "resumo" => "A formação continuada de professores é essencial no desenvolvimento de práticas pedagógicas. No ensino de Ciências, conteúdos como Botânica são muitas vezes vistos como desinteressantes devido à complexidade e métodos tradicionais. Estratégias como aulas práticas, de campo e produção de exsicatas tornam o ensino mais atrativo e participativo. Este artigo tem como objetivo destacar a importância dessas metodologias no ensino de Botânica, com base em uma experiência vivenciada na disciplina de Ensino de Botânica da pós-graduação em Ensino de Ciências da UNIFAFIRE. A prática ocorreu em setembro de 2024, envolvendo aula de campo na praia do Pina-PE e aula prática em laboratório. Foram coletadas macroalgas com maré baixa, utilizando observação participante, registro fotográfico e coleta de amostras. A atividade prática de coleta e produção de exsicatas de macroalgas foi amplamente reconhecida por sua viabilidade e impacto no ensino de Botânica. A atividade incentivou a aprendizagem ativa, o compartilhamento de conhecimentos e o protagonismo docente. Por fim, os relatos evidenciam o valor das metodologias práticas, como aulas de campo e laboratoriais, na formação continuada, destacando o professor como autor e investigador do próprio ensino. Os professores em formação apreciaram bastante as atividades vivenciadas e demonstraram envolvimento e curiosidade. A produção das exsicatas se destacou como ótima ferramenta pedagógica no Ensino de Botânica, por aliar prática e teoria significativamente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18323_TB9400_03112025082717.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CAROLINA XAVIER BELTRÃO"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINA XAVIER"
    "autor_email" => "carolxbeltrao@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128849
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9400
    "inscrito_id" => 18323
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE AULAS DE CAMPO E ATIVIDADES PRÁTICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DE ENSINO DE BOTÂNICA"
    "resumo" => "A formação continuada de professores é essencial no desenvolvimento de práticas pedagógicas. No ensino de Ciências, conteúdos como Botânica são muitas vezes vistos como desinteressantes devido à complexidade e métodos tradicionais. Estratégias como aulas práticas, de campo e produção de exsicatas tornam o ensino mais atrativo e participativo. Este artigo tem como objetivo destacar a importância dessas metodologias no ensino de Botânica, com base em uma experiência vivenciada na disciplina de Ensino de Botânica da pós-graduação em Ensino de Ciências da UNIFAFIRE. A prática ocorreu em setembro de 2024, envolvendo aula de campo na praia do Pina-PE e aula prática em laboratório. Foram coletadas macroalgas com maré baixa, utilizando observação participante, registro fotográfico e coleta de amostras. A atividade prática de coleta e produção de exsicatas de macroalgas foi amplamente reconhecida por sua viabilidade e impacto no ensino de Botânica. A atividade incentivou a aprendizagem ativa, o compartilhamento de conhecimentos e o protagonismo docente. Por fim, os relatos evidenciam o valor das metodologias práticas, como aulas de campo e laboratoriais, na formação continuada, destacando o professor como autor e investigador do próprio ensino. Os professores em formação apreciaram bastante as atividades vivenciadas e demonstraram envolvimento e curiosidade. A produção das exsicatas se destacou como ótima ferramenta pedagógica no Ensino de Botânica, por aliar prática e teoria significativamente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18323_TB9400_03112025082717.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CAROLINA XAVIER BELTRÃO"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINA XAVIER"
    "autor_email" => "carolxbeltrao@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A formação continuada de professores é essencial no desenvolvimento de práticas pedagógicas. No ensino de Ciências, conteúdos como Botânica são muitas vezes vistos como desinteressantes devido à complexidade e métodos tradicionais. Estratégias como aulas práticas, de campo e produção de exsicatas tornam o ensino mais atrativo e participativo. Este artigo tem como objetivo destacar a importância dessas metodologias no ensino de Botânica, com base em uma experiência vivenciada na disciplina de Ensino de Botânica da pós-graduação em Ensino de Ciências da UNIFAFIRE. A prática ocorreu em setembro de 2024, envolvendo aula de campo na praia do Pina-PE e aula prática em laboratório. Foram coletadas macroalgas com maré baixa, utilizando observação participante, registro fotográfico e coleta de amostras. A atividade prática de coleta e produção de exsicatas de macroalgas foi amplamente reconhecida por sua viabilidade e impacto no ensino de Botânica. A atividade incentivou a aprendizagem ativa, o compartilhamento de conhecimentos e o protagonismo docente. Por fim, os relatos evidenciam o valor das metodologias práticas, como aulas de campo e laboratoriais, na formação continuada, destacando o professor como autor e investigador do próprio ensino. Os professores em formação apreciaram bastante as atividades vivenciadas e demonstraram envolvimento e curiosidade. A produção das exsicatas se destacou como ótima ferramenta pedagógica no Ensino de Botânica, por aliar prática e teoria significativamente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.