Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS AO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A evolução da educação no Brasil tem ocorrido de forma gradual, com avanços importantes, mas ainda insuficientes, especialmente no campo do ensino de ciências voltado para a cultura científica. Este artigo, recorte de uma tese, discute as políticas públicas voltadas à alfabetização científica, com o objetivo de estabelecer parâmetros que orientem as discussões sobre as especificidades do Ensino de Ciências no ensino fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa, descritiva e documental, fundamentada na análise de conteúdo, discorre acerca de temas como Ensino de Ciências, alfabetização e letramento científicos, além dos fundamentos e diretrizes das políticas públicas educacionais na área. A pesquisa tem como foco analisar como os princípios da alfabetização científica estão contemplados nas políticas públicas do Ensino de Ciências na rede municipal de Várzea Grande/MT. Os resultados parciais indicam que a alfabetização científica ainda é negligenciada tanto nos documentos oficiais quanto nos materiais que orientam a prática pedagógica nas escolas. A efetiva implementação desses princípios tem potencial para transformar o ensino de ciências, promovendo uma sociedade mais crítica, informada e participativa. No entanto, o cenário atual ainda está distante de um ensino verdadeiramente voltado para uma cultura científica alfabetizada. Conforme Sasseron e Machado (2017), é papel da escola é construir pontes entre a ciência e a realidade dos estudantes, superando a mera transmissão de informações. Nesse sentido, a educação deve oferecer ferramentas que favoreçam a construção de novos conhecimentos, o desenvolvimento do pensamento criativo e a capacidade de resolver problemas, promovendo autonomia e pensamento crítico em alunos e professores.

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