Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BILINGUISMO NA PRÁTICA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE ESCOLAS BILÍNGUES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No contexto globalizado, o bilinguismo emerge como uma habilidade crucial, permitindo o uso competente de duas línguas. Este estudo analisa a implementação do bilinguismo em duas escolas particulares de São Mateus-ES, investigando os desafios pedagógicos, metodológicos e estruturais enfrentados por essas instituições. Partindo de uma revisão teórica que discute conceitos fundamentais do bilinguismo – desde as definições clássicas de Leonard Bloomfield e John Macnamara, até abordagens contemporâneas, como a de Ilauana Teles Silva, que enfatiza o uso alternado de línguas com diferentes níveis de proficiência –, a presente pesquisa explora as tipologias da educação bilíngue, conforme propostas por Antonieta Heyden Megale e Stephen Krashen. A metodologia adotada é qualitativa, baseada em um estudo de caso comparativo que examina materiais didáticos, práticas pedagógicas e infraestrutura nas duas instituições de ensino utilizando observação assistemática para coleta de dados. Os resultados revelam que ambas as escolas enfrentam dificuldades semelhantes, como a falta de um conceito uniforme de bilinguismo, materiais didáticos inadequados e infraestrutura em processo de desenvolvimento. Além disso, questões como o "filtro afetivo" e a ausência de regulamentação nacional para o ensino bilíngue são apontadas como obstáculos significativos. Conclui-se que, para avançar na educação bilíngue, são necessárias políticas claras, materiais didáticos contextualizados e investimento em formação docente e infraestrutura, visando uma prática pedagógica mais eficaz e inclusiva.

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