JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM DOMINÓ E JOGO DA MEMÓRIA DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS COM ALUNOS DA 3ª SÉRIE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128785 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9292 "inscrito_id" => 17161 "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM DOMINÓ E JOGO DA MEMÓRIA DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS COM ALUNOS DA 3ª SÉRIE" "resumo" => "O presente trabalho apresenta um relato de experiência pedagógica voltado ao ensino de Química Orgânica, com ênfase no conteúdo de funções orgânicas oxigenadas, utilizando jogos didáticos como recurso metodológico. A proposta surge diante das dificuldades recorrentes enfrentadas por alunos do ensino médio, como a abstração, a memorização e a nomenclatura das funções orgânicas, que frequentemente resultam em baixo rendimento e desmotivação. Nesse cenário, destaca-se a importância da implementação de metodologias ativas que promovam engajamento, protagonismo estudantil e aprendizagem significativa. O estudo foi realizado com alunos da 3ª série do ensino médio da Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, situada em Cuité-PB, em parceria com o PIBID-Química da UFCG-CES e está inserido em uma realidade socioeconômica desafiadora, onde a escassez de recursos pedagógicos reforça a necessidade de práticas educativas inovadoras. O estudo se desenvolveu em três etapas: diagnóstico inicial, aulas dialogadas: expositivas e dialogadas, criação colaborativa dos jogos (dominó e jogo da memória) com materiais alternativos e de baixo custo, seguido de aplicação em sala de aula. A análise considerou a percepção dos estudantes antes e após a aplicação das atividades lúdicas, aliado à avaliação do desempenho na disciplina de Química, bem como o engajamento e autoconfiança em relação ao conteúdo explorado. Observou-se aumento expressivo no rendimento: a porcentagem de alunos com notas acima de 7 passou de 35% para 75%, acompanhado de melhorias na compreensão, engajamento e autoconfiança em relação ao conteúdo. Conclui-se que os jogos didáticos aplicados constituem estratégias replicáveis, de baixo custo e com potencial de ampliação para outros conteúdos e turmas, reforçando a importância da ludicidade como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17161_TB9292_30102025204835.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRYEL LUCAS" "autor_nome_curto" => "GABRYEL" "autor_email" => "gabryel.lucas@estudante.ufcg.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128785 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9292 "inscrito_id" => 17161 "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM DOMINÓ E JOGO DA MEMÓRIA DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS COM ALUNOS DA 3ª SÉRIE" "resumo" => "O presente trabalho apresenta um relato de experiência pedagógica voltado ao ensino de Química Orgânica, com ênfase no conteúdo de funções orgânicas oxigenadas, utilizando jogos didáticos como recurso metodológico. A proposta surge diante das dificuldades recorrentes enfrentadas por alunos do ensino médio, como a abstração, a memorização e a nomenclatura das funções orgânicas, que frequentemente resultam em baixo rendimento e desmotivação. Nesse cenário, destaca-se a importância da implementação de metodologias ativas que promovam engajamento, protagonismo estudantil e aprendizagem significativa. O estudo foi realizado com alunos da 3ª série do ensino médio da Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, situada em Cuité-PB, em parceria com o PIBID-Química da UFCG-CES e está inserido em uma realidade socioeconômica desafiadora, onde a escassez de recursos pedagógicos reforça a necessidade de práticas educativas inovadoras. O estudo se desenvolveu em três etapas: diagnóstico inicial, aulas dialogadas: expositivas e dialogadas, criação colaborativa dos jogos (dominó e jogo da memória) com materiais alternativos e de baixo custo, seguido de aplicação em sala de aula. A análise considerou a percepção dos estudantes antes e após a aplicação das atividades lúdicas, aliado à avaliação do desempenho na disciplina de Química, bem como o engajamento e autoconfiança em relação ao conteúdo explorado. Observou-se aumento expressivo no rendimento: a porcentagem de alunos com notas acima de 7 passou de 35% para 75%, acompanhado de melhorias na compreensão, engajamento e autoconfiança em relação ao conteúdo. Conclui-se que os jogos didáticos aplicados constituem estratégias replicáveis, de baixo custo e com potencial de ampliação para outros conteúdos e turmas, reforçando a importância da ludicidade como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17161_TB9292_30102025204835.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRYEL LUCAS" "autor_nome_curto" => "GABRYEL" "autor_email" => "gabryel.lucas@estudante.ufcg.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }