Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERFIL DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE) é parte integrante do processo educacional dos alunos da Educação Especial, como forma de complementar e/ou suplementar a formação, por meio da disponibilização de serviços, recursos e estratégias que assegurem as condições necessárias para a aquisição social e de aprendizagem. Diante disto, o presente estudo objetivou caracterizar o perfil das crianças e o funcionamento do AEE em uma instituição de educação infantil. A metodologia empregada foi qualitativa, de cunho documental. A amostra incluiu 11 crianças, com idades entre dois e cinco anos de idade, sendo 72% do sexo masculino e 27% do sexo feminino. A maioria delas (91%) possuíam Transtorno do Espectro Autista (TEA) e estavam matriculadas em uma escola de educação infantil, localizada em cidade do interior de São Paulo. Para a análise dos dados foram utilizados:1) Ficha de cadastro do estudante; 2) Planilha de Avaliação Pedagógica da Professora do Ensino Comum; 3) Avaliação Pedagógica da Professora - Educação Especial; 4) Planilha de Estudo de Caso Individualizado e 5) Registo na Ficha de Evolução de Atendimento. Os dados foram organizados de acordo com as categorias de análise definidas. Os resultados apontam para a alta prevalência de crianças com TEA na educação infantil, com diferentes interesses e níveis de suporte variados. Indica-se a necessidade de articulação dos professores de educação especial com os demais membros da comunidade escolar e a contínua formação profissional que os habilitem a atender as singularidades de cada criança.

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