O POTENCIAL DE INCENTIVO À PRÁTICA LEITORA ATRAVÉS DO TEXTO POÉTICO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128762 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9255 "inscrito_id" => 1072 "titulo" => "O POTENCIAL DE INCENTIVO À PRÁTICA LEITORA ATRAVÉS DO TEXTO POÉTICO" "resumo" => "O presente trabalho aborda questões que envolvem a prática leitora de textos poéticos na escola, considerando as concepções de letramento que embasam essa prática. Tem como objetivo principal apresentar estratégias de incentivo à leitura através do texto poético, com o intuito de subsidiar seu ensino na sala de aula. Neste sentido, nos valeremos de autores como: Emilia Ferreiro (1986), Igedore Villaca (2001), Raquel Villardi (1999), Renata Junqueira Souza (1992), entre outros. Em um primeiro momento, buscaremos apresentar concepção de leitura, a leitura no contexto poético, a leitura do texto poético em sala de aula e a leitura com significado de aprendizagem. Em um segundo momento, nossa atenção estará voltada à prática de leitura do texto poético na escola, que tem sido abordada de forma superficial ou tem ficado em segundo plano. O tema do trabalho surgiu a partir da observação dos livros didáticos, nos quais, os poemas propostos à leitura priorizam aspectos formais - conceito de verso, rima ou o que é mais frequente, o poema torna-se pretexto para estudos ortográficos e gramaticais. Considerando este contexto, o trabalho apresenta estratégias de ensino que poderão auxiliar o educador no planejamento de atividades que possam contribuir para que o aluno tenha o prazer de escutar e ler poemas, sendo capaz de compreender, interpretar, declamar e produzir esses textos e também reconhecer e fazer uso de recursos da linguagem poética. Este trabalho propõe-se a apresentar uma perspectiva de prática de leitura para os textos poéticos, que leve em conta seus aspectos de textualidade, bem como suas particularidades textuais. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma abordagem de poesia que propõe a leitura do texto literário como objeto de entretenimento e de arte, que se distingue pela forma que utiliza a linguagem, valendo-se de diferentes recursos e estratégias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1072_TB9255_29102025225426.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANEIDE AMARAL RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "VANEIDE" "autor_email" => "vaneide.csales@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128762 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9255 "inscrito_id" => 1072 "titulo" => "O POTENCIAL DE INCENTIVO À PRÁTICA LEITORA ATRAVÉS DO TEXTO POÉTICO" "resumo" => "O presente trabalho aborda questões que envolvem a prática leitora de textos poéticos na escola, considerando as concepções de letramento que embasam essa prática. Tem como objetivo principal apresentar estratégias de incentivo à leitura através do texto poético, com o intuito de subsidiar seu ensino na sala de aula. Neste sentido, nos valeremos de autores como: Emilia Ferreiro (1986), Igedore Villaca (2001), Raquel Villardi (1999), Renata Junqueira Souza (1992), entre outros. Em um primeiro momento, buscaremos apresentar concepção de leitura, a leitura no contexto poético, a leitura do texto poético em sala de aula e a leitura com significado de aprendizagem. Em um segundo momento, nossa atenção estará voltada à prática de leitura do texto poético na escola, que tem sido abordada de forma superficial ou tem ficado em segundo plano. O tema do trabalho surgiu a partir da observação dos livros didáticos, nos quais, os poemas propostos à leitura priorizam aspectos formais - conceito de verso, rima ou o que é mais frequente, o poema torna-se pretexto para estudos ortográficos e gramaticais. Considerando este contexto, o trabalho apresenta estratégias de ensino que poderão auxiliar o educador no planejamento de atividades que possam contribuir para que o aluno tenha o prazer de escutar e ler poemas, sendo capaz de compreender, interpretar, declamar e produzir esses textos e também reconhecer e fazer uso de recursos da linguagem poética. Este trabalho propõe-se a apresentar uma perspectiva de prática de leitura para os textos poéticos, que leve em conta seus aspectos de textualidade, bem como suas particularidades textuais. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma abordagem de poesia que propõe a leitura do texto literário como objeto de entretenimento e de arte, que se distingue pela forma que utiliza a linguagem, valendo-se de diferentes recursos e estratégias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1072_TB9255_29102025225426.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANEIDE AMARAL RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "VANEIDE" "autor_email" => "vaneide.csales@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }