POR UMA ESCOLA DE FATO DEMOCRÁTICA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE SAVIANI E FREIRE.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124884 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 252 "inscrito_id" => 4422 "titulo" => "POR UMA ESCOLA DE FATO DEMOCRÁTICA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE SAVIANI E FREIRE." "resumo" => "Analisa-se nesse estudo a tentativa de se ter uma escola de fato democrática, a partir do manifesto dos educadores pioneiros que ensejavam um modelo de educação que rompesse com a pedagogia tradicional até então vigente. Faz-se um recorte do processo de constituição desta, perpassando pela discussão para um Brasil de quase metade da sua população de analfabetos e marginalizados, nas décadas de 60 e 70. Com base nas teorias dos educadores Dermeval Saviani e Paulo Freire busca-se compreender a articulação entre essa escola que se desenhara com os interesses e ascensão das classes populares; aprofundando o debate para o entendimento: se uma teoria de educação que capte criticamente a escola como instrumento capaz de contribuir para o problema da marginalidade. Se a escola ainda hoje tem profundos problemas de marginalização, caímos no fatalismo- determinismo sociológico de que não será nunca democrática? Ainda, no que se compreende extremamente atuais e indispensáveis tais teorias, para a reflexão da situação educacional complexa que se encontra nosso país, no sentido de reafirmar a importância da escola pública, gratuita, de qualidade e para todos, a participação de grupos sociais diversos nas tomadas de decisões legislativas e a valorização de uma educação cada vez mais popular. Tendo em vista também as constantes ameaças de militarização e privatização da educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4422_TB252_16102025181052.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THALITA SOUZA DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "THALITA" "autor_email" => "talitaandrade056@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS (UNISANTOS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124884 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 252 "inscrito_id" => 4422 "titulo" => "POR UMA ESCOLA DE FATO DEMOCRÁTICA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE SAVIANI E FREIRE." "resumo" => "Analisa-se nesse estudo a tentativa de se ter uma escola de fato democrática, a partir do manifesto dos educadores pioneiros que ensejavam um modelo de educação que rompesse com a pedagogia tradicional até então vigente. Faz-se um recorte do processo de constituição desta, perpassando pela discussão para um Brasil de quase metade da sua população de analfabetos e marginalizados, nas décadas de 60 e 70. Com base nas teorias dos educadores Dermeval Saviani e Paulo Freire busca-se compreender a articulação entre essa escola que se desenhara com os interesses e ascensão das classes populares; aprofundando o debate para o entendimento: se uma teoria de educação que capte criticamente a escola como instrumento capaz de contribuir para o problema da marginalidade. Se a escola ainda hoje tem profundos problemas de marginalização, caímos no fatalismo- determinismo sociológico de que não será nunca democrática? Ainda, no que se compreende extremamente atuais e indispensáveis tais teorias, para a reflexão da situação educacional complexa que se encontra nosso país, no sentido de reafirmar a importância da escola pública, gratuita, de qualidade e para todos, a participação de grupos sociais diversos nas tomadas de decisões legislativas e a valorização de uma educação cada vez mais popular. Tendo em vista também as constantes ameaças de militarização e privatização da educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4422_TB252_16102025181052.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THALITA SOUZA DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "THALITA" "autor_email" => "talitaandrade056@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS (UNISANTOS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }